NOTÍCIAS

23 de Março de 2018
ANIMA 2018 chega a mais de 20 localidades, 3 países e envolve mais 4000 participantes
Foi perante mais de duzentos jovens que começou o ANIMA 2018, Encontro Internacional de Animação Sociocultural, organizado pela PASEC. Os trabalhos abriram na Escola Secundária Don Sancho I em Famalicão com a Conferência Internacional e Concurso “Dá-me o teu plano de combate…” centrado na apresentação daqueles que os jovens consideram ser os reais problemas das suas comunidades.
 
Na abertura do evento a Presidente da PASEC, Dra. Sara Gomes, salientou que este ano o ANIMA “chega a mais de 20 destinos, 3 países e terá mais de quatro mil participantes em todas as atividades que vão desde espetáculos, conferências, ações de formação, exposições, concursos e intercâmbios internacionais”. Estiveram presentes na abertura: o Diretor do Programa Erasmus + da União Europeia, Dr. Luís Alves, que referiu a PASEC como uma das referências europeias ao nível das boas práticas em projetos de protagonismo juvenil; o Vereador da Educação do Município de Famalicão, Dr. Leonel Rocha; a Vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Dra. Sofia Fernandes; o Diretor do IPDJ, Dr. Vítor Dias que recordou o percurso da PASEC nos últimos anos e o papel de exceção que desempenha no seu trabalho com jovens em risco nos vários países em que intervém; e dezenas de outros representantes de diversas organizações parceiras nacionais e internacionais.
 
Este evento conta como evento multiplicador do projeto Method, apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia. Como o projeto o Method, o ANIMA 2018 pretende a partir dos atuais modelos de inclusão inteligente propor um novo modelo de formação assente na Educação Não Formal, na Pedagogia Participativa e na Educação de Pares que permita dar resposta direta a jovens NEET ou jovens vitimas de sucessivas retenções, possibilitando a estes a conclusão do seu percurso académico ou o acesso a uma habilitação própria, seja o nível profissional ou vocacional.
 
O ANIMA 2018, a partir da mensagem “não tenhas medo do teu poder…”, pretende, na sua edição de 2018, demonstrar que é possível  articular, numa mesma oferta educativa, um programa curricular que baseia a sua prática num modelo pedagógico assente nas sinergias entre a Educação Formal e Educação Não Formal, com a Pedagogia Participativa e Educação de Pares como pano de fundo, complementada por atividades de mobilidade, projetos de associativismo juvenil e voluntariado e em constante interação com o meio e com a comunidade. O evento passará, entre outros, por Terras do Bouro, Setúbal, Guimarães, Famalicão, Varese (Itália), Luxemburgo, Aydin (Turquia), Porto, Lisboa e ilhas de São Jorge e São Miguel. No total serão mais de 50 os eventos levados a cabo.
Facebook Twitter