NOTÍCIAS

29 de Março de 2019
ANIMA 2019 avança com a Rede de Cidades Jovens Inteligentes e envolve mais de 3000 participantes
O ANIMA 2019, Encontro Internacional de Animação Sociocultural, avança com toda a força e este ano chegará a mais de 3000 participantes com todas as suas iniciativas. Com edições no Luxemburgo, Itália e Portugal, o ANIMA 2019 tem como tema central o “Ideário da Multiplicação”.
 
Entre outras iniciativas o certame prevê várias semanas de formação de campo em Itália (Varese) e Portugal (Évora e Terra dos Bouro) que têm por base a discussão, reflexão disseminação do conceito da Cidade Jovem Inteligente. Com produto final o ANIMA 2019, apoiado pelo Programa Erasmus + através do Projeto Radar pretende dar corpo à primeira Rede Transnacional de Territórios Youth Smart City (Cidades Jovens Inteligentes)
 
O projeto Radar centra o seu objetivo central na criação primeira Rede Transnacional de Cidades Jovens Inteligentes, territórios que envolvem todos jovens, nomeadamente os em especial risco de exclusão (jovens com deficiências, minorias, refugiados e jovens NEET), nos principais processos de decisão relativos às políticas de juventude que afetam diretamente a sua vida. São territórios que entendem a participação real e efetiva dos jovens de risco nas dinâmicas sociais como forma de combater os flagelos de que são alvo. O projeto define como prioridades, o teste e implementação de metodologias inovadoras de participação social que permitam aos jovens com poucas oportunidades reais oportunidades de participação, ação e decisão.
 
Para além desta marca o ANIMA 2019 prevê o Concurso Internacional “Dá-me o teu plano de Combate 2019…”, em que mais de 70 grupos juvenis, com mais de 800 jovens envolvidos desenvolveram 73 ideias de projeto. O concurso deste ano dá voz à obra de personalidades multiplicadoras esquecidas. Já tiveram lugar as 3 primeiras eliminatórias nas Escolas Don Sancho I, INA e Camilo Castelo Branco. A final é no dia 5 Abril, na Casa de Camilo Castelo Branco em Ceide, Famalicão.
 
Para além desta iniciativa têm lugar mais de uma dezenas de espetáculos, vários lançamentos de livros, exposições, Workshops  e Master Class com alguns dos maiores especialistas nas áreas da Animação Sociocultural e Educação Não Formal. O programa deste ano chega a 8 territórios, 3 países e mais de 3000 participantes diretos.
Facebook Twitter