NOTÍCIAS

18 de Setembro de 2020
Anima Camp da PASEC forma jovens e Técnicos de Juventude acerca dos valores da Democracia, Diversidade e Tolerância
Teve lugar entre os dias 7 e 18 de setembro de 2020 o Anima Camp 2020, integrado no Projeto Origins, dinamizado pela PASEC e apoiado pelo Programa Erasmus +. Tendo em conta a atual fase da pandemia COVID 19 o encontro viu-se repartido em duas etapas, uma em Coimbra e outra em Santana, na Madeira. Para além deste encontro base tiveram ainda lugar mais cinco encontros de trabalho antes do Anima Camp para trabalhos preparatórios. Tiveram lugar no Porto, Rio Caldo, Vila Nova de Cerveira, em Leganes (Espanha) e outro em Varese (Itália).

Tendo em conta a presente realidade das organizações envolvidas, que no seu trabalho diário se deparam com a necessidade de consolidar estratégias de inclusão e capacitação de jovens migrantes e oriundos de minorias, tendo presente o aumento exponencial dos radicalismos contra estes (incluindo grupos de jovens com quem as organizações parceiras operam), o projeto centrou-se na criação de pontes de diálogo intercultural, interação e envolvimento social.

O Anima Camp 2020 permitiu o teste de novas metodologias de educação não formal capazes de facilitar e consolidar este tipo de trabalho por parte dos jovens líderes e Técnicos de Juventude envolvidos. Durante 11 dias o trabalho de base assentou no regresso às origens da Europa democrática, a promoção da diversidade, do diálogo intercultural e inter-religioso, dos valores comuns da liberdade, da tolerância e do respeito pelos direitos humanos. Os jovens líderes presentes puderam testar novas respostas pedagógicas de educação não formal, tiveram a oportunidade de contactar com vários parceiros locais e ao mesmo tempo deram origem à criação de novas redes de respostas sociais juvenis de qualidade entre os vários parceiros envolvidos.

Ao nível dos Técnicos e Animadores de Juventude envolvidos no Origins, segundo o Secretário Geral da PASEC, Abraão Costa, “o projeto interpretou o seu papel como educadores do futuro e que, agora mais do que nunca, necessitamos de nos focar não só numa perspetiva local, mas em objetivos que integrem a perspetiva do todo, nomeadamente o espaço europeu comum”.

O Anima Camp contou com o apoio da Direção Regional de Juventude da Madeira, do Programa Erasmus +, do Grupo TAO de Itália, do Grupo Camin’Art de Espanha e da AIASC. Envolveu centenas de jovens e Técnicos de Juventude de três países.
Facebook Twitter