NOTÍCIAS

04 de Janeiro de 2024
”Arrisca conseguir mudar o mundo…” foi o lema da AIJ 2023.24
Partindo da ideia “Arrisca conseguir mudar o mundo…“, teve lugar em Mafra a Assembleia Internacional Juvenil 2023.24, organizada pela PASEC e apoiada pelo Programa Erasmus + da União Europeia e que envolveu vários países europeus.

Foram cerca de quarenta os jovens delegados eleitos que ao longo de vários dias puderam discutir os conceitos de “território sustentável” e “protagonismo juvenil” tendo como ponto de partida os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável 2030 da Organização das Nações Unidas.

O encontro de formação internacional teve a sua base de trabalho em Mafra, mas com atividades nas localidades da Lourinhã, Queluz e Ericeira. O programa de trabalho foi todo feito em interação com a comunidade. O encontro abriu com uma reflexão acerca do Protagonismo Juvenil na sua relação direta com a Educação para a Sustentabilidade. O resto do programa teve a maior parte das suas ações em ambiente de natureza aproveitando todo o potencial de locais como a Tapada de Mafra, as praias Costa Oeste e o Parque Natural de Sintra/Cascais.

Do programa fizeram parte eventos de partilha de boas práticas internacionais com recurso a meios digitais.

As reflexões e trabalhos foram à volta de quatro temas concretos: Qual o meu papel de jovem protagonista na era das alterações climáticas? O que é um território sustentável? Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável através de ações concretas; A ideia utópica de um território sustentável.

De todo o trabalho de reflexão levado a cabo pelos jovens delegados saiu um documento orientador com conclusões finais que refere que “o protagonismo dos jovens na concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável não pode ser mais um objetivo, é o presente feito com ações concretas se ainda queremos ir a tempo de poder chamar ao nosso planeta “de casa comum””. O documento refere ainda o principal desafio para o futuro imediato é construir plataformas de participação e decisão que possibilitem aos jovens reais oportunidades de participação nas decisões relativas às questões ambientais e da natureza que determinarão os próximos trinta anos.

A Assembleia Internacional Juvenil é um dos maiores fóruns de debate e reflexão acerca das causas do Protagonismo Juvenil em Portugal já com mais de dez anos. Foram dias de intensa discussão, teste de metodologias de educação não formal inovadoras e eventos multiplicadores de âmbito artístico e comunitário que envolveram mais de 200 pessoas.
Facebook Twitter