NOTÍCIAS

27 de Outubro de 2018
Centenas celebram a Educação Intercultural através da história do Principezinho
Foram mais de trezentas as crianças e jovens que deram corpo, mais uma vez, à Feira de Jogos Intercultural organizada pela PASEC. Realizada em Santiago de Antas, em Famalicão, o evento deste ano teve como tema “As histórias que nos conta a História do Principezinho”. A experiência passou por recordar momentos chave da história do Principezinho, os vários planetas por onde transitou e as principais mensagens da sua história através de jogos gigantes.
 
Realizado em parceria o Instituto Português do Desporto e Juventude, com o Município de Famalicão, com os principais Agrupamentos de Escolas da região, com os Missionários Combonianos e dezenas de outras organizações, a Feira de Jogos Intercultural teve um caráter internacional com extensões em Itália e Cabo Verde. Durante a abertura da Feira, a Presidente da PASEC, Sara Gomes, salientou a mensagem do Principezinho que também serviu de fundo ao evento deste ano: “o essencial é invisível aos olhos e a Feira de Jogos Intercultural revela isso mesmo, aquilo que une, o essencial que muitas vezes fazemos questão de esquecer...”
 
Numa fase em que a PASEC comemora os 16 anos, o evento serviu também para recordar alguns dos melhores momentos da organização. Numa fase inicial tiveram lugar vários momentos artísticos. Atuou a Companhia de Teatro da PASEC, os ADN, turma 3, e ainda a Companhia de Percussão da PASEC “2.90”.
 
Ainda durante a abertura, a Vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Dra. Sofia Fernandes, lembrou a PASEC como ator social de alcance nacional e internacional que centra a sua ação na capacitação dos jovens, nomeadamente os em maior risco, recordando o apoio do Município de Famalicão às iniciativas da PASEC. Por sua vez, o Dr. Vítor Dias, Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, deu os parabéns à PASEC pelos seus 16 anos e recordou a PASEC como uma escola de valores que dá resposta a milhares jovens e adultos.
 
Entretanto, seguiram-se os jogos propriamente ditos. A Feira contou com 8 postos e dezenas de equipas em competição. Os jogos foram concebidos pelos próprios participantes nas semanas que antecederam o evento, tendo para o efeito levado a cabo um processo de investigação-ação que envolveu mais de 450 crianças e jovens a partir da história do Principezinho..
Facebook Twitter