AGENDA

02 a 23/02/2012
Cineclube de Joane – FEVEREIRO de 2012

Cineclube de Joane – FEVEREIRO de 2012
(sessões na Casa das Artes de Famalicão)
 
 
 
 
• 2 – INQUIETOS de Gus VAN SANT
Enoch Brae (Henry Hopper) é um rapaz deprimido que, desde a morte trágica dos pais, vive com a tia, com quem tem uma relação muito próxima. Desde que os pais partiram, numa tentativa de lidar com o seu próprio sofrimento, o rapaz passou a conversar com o fantasma de Hiroshi, um kamikaze japonês falecido na II Guerra, e ganhou o estranho hábito de ir a funerais de desconhecidos. Num desses funerais, conhece Annabel (Mia Wasikowska), uma rapariga alegre que sofre de um tumor no cérebro e que tem apenas mais três meses de vida. Contra todas as expectativas, os dois apaixonam-se profundamente. E enquanto ela está determinada a viver aqueles últimos meses em plena felicidade, ele vive a angústia constante de perder quem ama uma vez mais.
Uma história dramática sobre o amor e a morte realizada por Gus Van Sant ("O Bom Rebelde", "Paranoid Park", "Milk"), seguindo um argumento de Jason Lew. 


•         9 – OFF SIDE – FORA DE JOGO de Jafar PANAHI (sessão traz outro amigo também)
 
No Irão, tal como em todas as partes do mundo, há milhares de mulheres adeptas de futebol. Porém, neste país, estão proibidas de entrar em estádios. Ainda assim, em todos os jogos, algumas mais ousadas disfarçam-se de homens e fazem de tudo para enganar a polícia de costumes iraniana. Mas, hoje, uma rapariga é detida à entrada e colocada no interior de uma vedação ao lado do estádio junto a um grupo de outras mulheres disfarçadas de homens. Ali, elas vão ter de encarar a sua própria condição e arranjar subterfúgios para enganar a polícia e, quem sabe, ainda assistir ao jogo.
Última longa de ficção de Jafar Panahi antes da proibição de filmar, inspirada num evento real que aconteceu com a filha do próprio realizador. O filme, em competição no Festival de Berlim de 2006, foi o vencedor do Urso de Prata.
 
 
 
•         15 (4.ª feira) – Werner HERZOG – Até ao Fim do Mundo, Sessão III: Auto-retrato
 
O GRANDE ÊXTASE DO ENTALHADOR STEINER  Um retrato incomum do ex-campeão mundial de salto de esqui, Walter Steiner. No centro do filme está a competição de Steiner na Semana Internacional de Salto de Esqui na grande rampa de Planica (Eslovênia) em Março de 1974.
 
LA SOUFRIÈRE Herzog leva uma equipa de filmagens para a ilha de Guadalupe quando sabe que o vulcão da ilha vai entrar em erupção. Toda a gente abandonou a ilha, excepto um velho que recusa partir.
 
WERNER HERZOG – RETRATO DE UM DIRETOR Curta-metragem autobiográfica. Inclui excertos e comentários sobre vários filmes de Herzog e material de arquivo de uma conversa entre ele e a sua mentora Lotte Eisner. E ainda imagens de uma discussão com o montanhista Reihold Messner, onde se esgrime o projecto futuro de um filme nos Himalaias com Klaus Kinski.
 
 
•         16 – ISTO NÃO É UM FILME de Mojtaba MIRTAHMASB, Jafar PANAHI
 
Preso pela primeira vez em Julho de 2009, Jafar Panahi teve o passaporte apreendido e foi proibido de sair do Irão. Preso novamente em Março de 2010, ficou encarcerado na prisão de Evin, em Teerão, até finais de Maio, saindo sob uma fiança de 145 mil euros; em Dezembro desse mesmo ano, foi condenado a seis anos de prisão e vinte anos de proibição de filmar e de sair do país. Agora, a aguardar, em prisão domiciliária, o veredicto ao recurso interposto pelo seu advogado, Panahi e outro cineasta iraniano, Mojtaba Mirtahmasb, decidem "contar" um filme. Assim, usando um tapete como maqueta, Panahi desenha um cenário imaginário construindo um filme onde demonstra o poder do cinema contra a repressão e liberdade de expressão, seja no Irão ou em qualquer outra parte do mundo.
Devido às restrições do realizador, este filme, em competição em Cannes 2011, chegou numa "pen" USB escondida dentro de um bolo.
Jafar Panahi foi também homenageado na última edição da Berlinale, onde foram exibidos todos os seus filmes. Uma vez que não lhe foi possibilitada a deslocação a Berlim, como também não tinha sido em Cannes, a sua cadeira de júri foi mais uma vez deixada vazia como manifestação de pesar.
 
 
 
•         23 – HABEMUS PAPAM - TEMOS PAPA de Nanni MORETTI
 
Depois da morte do Papa, os cardeais de todo o mundo reúnem-se para, em clausura, eleger o seu sucessor (Michel Piccoli). Enquanto isso, na Praça de São Pedro, milhares de pessoas aguardam ansiosamente a primeira aparição do novo Sumo Pontífice. Porém, esmagado com o peso da responsabilidade, o herdeiro de S. Pedro entra em pânico, recusando-se a aparecer em público. Depois de tudo tentarem, os seus conselheiros decidem chamar um dos mais reconhecidos psicanalista do país (Nanni Moretti) para o ajudar a ultrapassar a crise. Mas nada parece surtir efeito. E, depois de três dias com o mundo suspenso, vagueando solitariamente pelas ruas de Roma, ele tem de encontrar a coragem necessária para tomar a única decisão possível...
Uma comédia dramática, realizada por Nanni Moretti ("Querido Diário", "O Quarto do Filho"), sobre a dúvida, a angústia e a vulnerabilidade do ser humano.
 
 
 Flyer


Programação de Março de 2012
     1 – O ENIGMA DE KASPAR HAUSER de Werner HERZOG (ciclo Werner Herzog Até ao Fim do Mundo, entrada livre)
A sessão inclui apresentação e debate com ORLANDO GROSSEGESSE, director do BabeliUM – Centro de Línguas da Universidade do Minho
     8 – MEIA NOITE EM PARIS de Woody ALLEN
     15 – CISNE de Teresa VILLAVERDE (sessão traz outro amigo também)
     22 – A PELE ONDE EU VIVO de Pedro ALMODOVAR
     29 – EU VI O DIABO de Kim JI-WOON
 
 
Projecto apoiado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual / Ministério da Cultura 
 
SIGA-NOS:
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Cineclube-de-Joane/252073964686
Twitter: http://twitter.com/cineclubejoane
 
 
Cineclube de Joane
Apartado 1031 CDP
4764-907 V. N. de Famalicão
 
 
site: http://www.cineclubejoane.org/
e-mail: correio@cineclubejoane.org
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Cineclube-de-Joane/252073964686
 
Sessões
21h30
Pequeno Auditório
Casa das Artes
Parque de Sinçães - V. N. de Famalicão

Facebook Twitter