AGENDA


emerGENTE | LABORATÓRIO DE MEDIA ARTES

Atualmente, os contadores de histórias entrecruzam as mais diversas expressões artísticas num diálogo híbrido quer na forma quer na mensagem. emerGENTE surge como um catalisador de novas abordagens audiovisuais que valorizam a experimentação como o principal motor de transformação critica e artística. Entendemos a urgência em produzir objetos que reflitam sobre as diferentes possibilidades e discursos da Fotografia e do Cinema. Por isso, convidamos-te a aprender, a debater e a criar. Vamos dar vida às tuas ideias!


QUEM FILMA UM CONTO

“Não importa de onde tiras uma ideia, importa onde a levas” (Jean-Luc Godard). Numa época marcada pela cultura da citação é importante pensar como se podem desenvolver objetos criativos através da ‘apropriação’. Cinéfilos como Tarantino usam a sua vasta cultura visual para explorar cenas de outros filmes em contextos diferentes dos originais. Quem filma um conto desafia-te a recriar cenas célebres, mas através de outras linguagens. Vem fazer parte de uma equipa de cinema e reinventa o passado!

2 equipas / cada equipa terá:
Realizador (2vagas)
Diretor de fotografia (2vagas)
Diretor de Som (2vagas)
Diretor de Arte (2 vagas)
Editor (2vagas)

Objetivos:
- Conhecer correntes cinematográficas
- Desenvolver capacidades de escrita de argumento e pré-produção de um projeto
- Aprender e experimentar a dinâmica de uma equipa de filmagem: as diferentes funções artísticas e técnicas


EM REDE
O smartphone é um dos principais mediadores das relações humanas. Mas por vezes, o universo do instantâneo faz-nos menosprezar o significado de ‘rede social’. Por isso, lançamos-te o desafio: criar um conjunto de ‘perfis’ (retratos audiovisuais) de habitantes de Vila Nova de Famalicão à luz do que a cidade é hoje. O intuito é pensar e produzir objetos artísticos de cariz documental tendo como principal instrumento o teu smartphone. Aproxima-te do mundo e liga-te à rede!

Objetivos:
- Realizar retratos audiovisuais (1min cada) de habitantes de V.N de Famalicão
- Desenvolver competências de composição de imagem e de construção narrativa partindo do real


FILM STILLS
A hibridização das artes é um fenómeno em ascensão. Esta fusão é expressa através de trabalhos feitos com diferentes tipos de media. É possível fazer um filme só com imagens fixas, assim como também é possível evocar a magia do cinema numa única fotografia. Por isso, convidamos-te a criar narrativas visuais tendo como base a fotografia analógica. O objetivo é desenvolver o storytelling e a simbologia que a imagem fixa proporciona.

Objetivos:
- Desenvolver capacidades técnicas e artísticas na captura analógica e revelação de película
- Desenvolver a potencialidade narrativa da imagem fixa e a sua relação com o cinema


SOUND & VISION
O vídeo musical é o caleidoscópio de formas que acabou com a hierarquia entre o som e a imagem: a música ligada a estratégias cinematográficas na criação de uma nova linguagem. Nasceu do cinema para o influenciar. Em Sound & Vision terás de desenvolver um conceito e produzir um vídeo musical através de diferentes formas artísticas: colagem, pintura, literatura, cinema, fotografia, performance.

Objetivos:
- Conhecer a origem do vídeo musical
- Traçar o paralelismo entre o vídeo-musical e a prática cinematográfica
- Desenvolver competências de captação e edição inventiva de imagem através da produção de vídeos musicais para bandas famalicenses


No seguimento das recomendações da Direção Geral de Saúde para eventos públicos, e nas recentes decisões veiculadas na comunicação social devido ao COVID-19, somos obrigados a suspender o ciclo formativo relativo ao projeto emerGENTE, para data a anunciar em breve.

Facebook Twitter