NOTÍCIAS

02 de Julho de 2022
Espetáculo “Coexistências” apresenta projeto DNA Arts Fórum
A PASEC e as suas Companhias Artísticas levaram a palco em Seide, Famalicão, na Casa de Camilo Castelo Branco, o espetáculo "Coexistências" no passado dia 1 julho.

Perante mais de duas centenas de espectadores, o espetáculo pretendeu contar a histórias de vários povos imaginários num universo paralelo. A narrativa tratava que que apesar de terem línguas diferentes, formas de pensar diferentes e formas de expressão diferentes, eram capazes de se encontrar e aliar através da linguagem universal da expressão artística.

O espetáculo misturou música, dança, poesia e moda, num formato intimista, focado no ideal de que as diferenças são pontes de encontro. Todas as encenações e produções artísticas foram produzidas e concebidas pelos jovens que subiram a palco. Participaram as Companhias de Dança e Expressão Corporal Arena, a Companhia de Escrita Criativa Out, a Companhia de Moda Ellite e a Companhia de Música ADV.

O espetáculo Coexistências faz parte do plano de ação europeu do Projeto DNA Arts Fórum, que inclui parceiros do Luxemburgo e Itália.

O DNA Arts Fórum é um projeto considerado inovador no contexto europeu e será uma Rede com uma componente digital e uma componente comunitária/local. É centrado no trabalho de juventude de capacitação criativa e artística de proximidade com base na filosofia das Lideranças Criativas, a partir de estratégias que usam as Artes e as Expressões Criativas como formas de Educação para a Cidadania Global.

Nas palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, "nas sociedades atuais, a expansão da conectividade e da eficiência pede às pessoas inovadoras que preencham a lacuna entre os ecossistemas naturais e os criados pelo ser humano. O crescimento da tecnologia e da inteligência artificial reformou a sociedade nas últimas décadas. Este mundo recém interconectado e simbiótico deu origem a novos desafios sociais e globais, e as lideranças têm de enfrentá-los de frente através de soluções cada vez mais ousadas e criativas."
Facebook Twitter