NOTÍCIAS

31 de Agosto de 2019
Geo 19 da PASEC dá forma à Rede Transnacional de Territórios Juvenis Inteligentes
Foram mais de 110 os jovens portugueses que puderam, através do Geo Camp 2019, organizado pela PASEC, treinar as suas competências de liderança, criatividades e resiliência e ao mesmo tempo desenhar os seus projetos multiplicadores. Tendo como pano de fundo dar forma a uma Rede de Territórios Juvenis Inteligentes, o Geo 19 deu forma a um conjunto de Encontros Transnacionais e de Eventos Multiplicadores que pretenderam envolver os jovens participantes na discussão e determinação das práticas de Democracia Participativa nos seus territórios.
 
Durante todo o mês de agosto tiveram destaque sobretudo dois eventos, o Encontro Transnacional em Leiria, de 1 a 6 de agosto, este com o apoio do Projeto Radar do Programa Erasmus + e os Eventos Multiplicadores que tiveram lugar no Norte e Centro do país. Os trabalhos terminaram no Arquipélago dos Açores, entre 19 e 30 de agosto entre São Miguel, Faial e Ilha das Flores.
 
Tendo como tema integrador a “GeoAventura dos 4 elementos”, o objetivo passou pelos jovens experimentarem o seu papel de Aprendizes que um dia assumirão o papel de Mestres que também eles acolherão outros aprendizes. Cada um, sob o imaginário dos 4 elementos, trabalhou as suas competências de liderança junto de grupos de pares, a criatividade, na resolução de desafios sociais, incluindo as grandes causas da Humanidade, e a resiliência, através de desafios de desporto aventura em ambiente grupal que exigiam o estabelecimento de consensos e superação.
 
O Geo 19 passou por uma série de territórios que durante todo o ano letivo integraram o Projeto Radar, que visa o estabelecimentos de uma Rede de Territórios Juvenis Inteligentes, em que os jovens se assumem como interventores diretos no estabelecimento das politicas locais que a eles dizem respeito, seja ao nível da educação, cultura e até ao nível das políticas sociais. Os Encontros Transnacionais integrados no Geo 19 que contaram com a participação de jovens luxemburgueses permitirão formalizar estas parcerias que agora dão forma a esta Rede Transnacional.
 
Segundo as palavras do Secretário Geral da PASEC, Abraão Costa, “o alcance desta experiência traduziu-se num real envolvimento dos jovens na vida das instituições que determinam parte do seu futuro. Dizemos durante o Geo que há dias em que tudo muda. Acreditamos que para alguns deles já começou a mudar.”
Facebook Twitter