NOTÍCIAS

12 de Setembro de 2021
Geo Equity da PASEC envolve mais de 180 jovens em Portugal e Espanha
Foram mais de 180 os jovens que integraram a Geoaventura 2021. Tendo como tema “As perguntas mais importantes da minha vida…”, foi entre o Douro Internacional e o arquipélago dos Açores que tiveram lugar os encontros internacionais de educação não formal.

Depois dos vários encontros de caráter local que tiveram lugar em Espanha e Portugal, os Açores, nomeadamente a Ilha do Pico e São Miguel, foram o cenário do último encontro internacional. O Encontro juntou dezenas de jovens líderes que refletiram os temas das Migrações, o combate à Xenofobia e a forma de criar novas redes colaborativas internacionais que possibilitem a jovens de regiões periféricas articularem planos de ação e futuros projetos.

O Geo Equity pretendeu ser uma resposta integrada, do ponto de vista da promoção de redes colaborativas com base em dinâmicas de educação não formal, de combate à xenofobia, preconceito e falta de solidariedade para com os jovens migrantes. Ao mesmo tempo permitiu  promover projetos comuns que possibilitaram, não só, a integração de jovens migrantes, mas a capacitação e envolvimento social dos jovens que habitam nas ultraperiferias e interior.

O Geo Equity, apoiado pelo Programa Erasmus +, surge como uma resposta direcionada à problemática dos jovens refugiados e jovens que habitam nas regiões periféricas. O projeto pretendeu formar e relembrar aos jovens envolvidos a história dos seus povos e a sua descendência migrante, a importância do diálogo e educação intercultural, e o combate ao discurso de ódio, ignorância e apatia face às comunidades migrantes e de refugiados.

Foi possível formar centenas de jovens enquanto mediadores comunitários empoderando-os ao nível da Animação Comunitária através do Teatro/Jogo Dramático, Expressão Corporal e Sociodrama, ao mesmo que foi trabalhada Educação Intercultural como dimensão essencial para as novas sociedades interculturais. 
Facebook Twitter