NOTÍCIAS

09 de Junho de 2019
Jogos da Diferença 2019 juntam mais de 350 participantes
A PASEC em parceria com a AFPAD, Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Associação Pró-Outeiro, Casa da Juventude de Guimarães, Escola Bento Jesus Caraça e Município de Famalicão organizaram os Jogos da Diferença 2019. Foram mais de 350 os participantes que, na Escola Júlio Brandão, deram forma a um evento que já vai na sua sexta edição.

Na abertura, a Vereadora da Família e Juventude do Município de Famalicão, Sofia Fernandes, recordou o trabalho da PASEC no âmbito da Educação para a Diferença ao nível local e europeu. Identificou os Jogos da Diferença como uma atividade única porque “envolve todos, dá protagonismo a todos e revela a diferença entre todos como uma oportunidade de encontro de dinâmica social”. Por sua vez, a Presidente da PASEC, Sara Gomes, agradeceu a disponibilidade de todos os parceiros. Ainda na abertura, o Diretor da Escola Bento Jesus Caraça de Guimarães registou a disponibilidade da Escola para continuar a colaborar nestes projetos.

O evento abriu com o espetáculo “A Multiplicação na Diferença… “. Esta demonstração performativa juntou a Companhia de Teatro ADN da PASEC, a Companhia de Dança e Expressão Corporal da PASEC, Arena, a Companhia de Música da PASEC, os ADV, e a sua Companhia de Percussão 2.90. Subiram a palco mais de 50 crianças e jovens que fundiram as três artes numa demonstração performativa assente na temática do “Ideário da Multiplicação”.

Entretanto teve lugar a competição dividida por oito jogos gigantes e oito equipas. Cada equipa integrava jovens com necessidades especiais. No fim do evento foram entregues os troféus aos participantes e vencedores. Todos os jogos foram concebidos pelos jovens animadores tutores que semanalmente dinamizam os grupos da Rede Internacional de Grupos Informais Juvenis da PASEC. Esteve também integrada nos Jogos da Diferença 2019 a Prova de Aptidão Profissional dos alunos do 12º ano do Curso de Técnico de Juventude da Escola Bento Jesus Caraça de Guimarães.
Facebook Twitter