NOTÍCIAS


“Multiplicar é a oportunidades que todos temos para fazer a diferença…”- Ideia forte do arranque oficial do ANIMA 2019 organizado pela PASEC
“Multiplicar é a oportunidades que todos temos para fazer a diferença…”, foi a  Ideia forte do arranque oficial do ANIMA 2019 deixada pelo Secretário Geral da PASEC, Abraão Costa. Já no terreno há duas semanas o ANIMA, Encontro Internacional de Animação Sociocultural. viu acontecer a sua abertura oficial com a final do concurso e conferência internacional “Dá-me o teu plano de combate…” na Casa Museu Camilo Castelo Branco, em Famalicão, Ceide.
 
Estiveram a concurso dezenas de ideias de projeto sobre o tema “O Ideário da Multiplicação…”. Na final foram mais de trezentos os jovens presentes, pertencentes às equipas finalistas ou envolvidos na dinamização da sessão. Estiveram presentes o Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Vítor Dias, que referiu o privilégio que é poder acompanhar a “evolução de jovens com tanto talento, que se superam de ano para ano…”. Por sua vez o Presidente da Federação Nacional de Associações Juvenis, Dr. Tiago Rego, referiu-se à PASEC como uma referência internacional nas áreas da inovação social e capacitação com grupos juvenis. De seguida, a Vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Dra. Sofia Fernandes, aludiu à PASEC como uma escola de valores onde os jovens são realmente os protagonistas, independentemente da sua proveniência e origens. Seguiu-se a apresentação dos 10 projetos finalistas e um espetáculo sobre o “Ideário da Multiplicação” através das Companhias Artísticas da PASEC ADN (Teatro), Arena (Dança) e ADV (Música).
 
No mesmo dia foram ainda lançadas mais duas obras pedagógicas editadas pela PASEC, uma o livro ACT sobre Inclusão Inteligente e o Manual de Animação Desportiva “Geo Toolkit” em Português e Inglês sobre Desportos de Natureza.  O ANIMA 2019 está integrado no projeto Radar, apoiado pelo Programa Erasmus + Juventude em Ação. São ainda parceiros no concurso e conferência internacional “Dá-me o Teu plano de Combate…” o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, A.E. Don Sancho I, Município de Famalicão, A.E. Padre Benjamim Salgado, Escola FORAVE e Instituto Nun’Alvares.
Facebook Twitter