NOTÍCIAS

10 de Maio de 2019
O “Ideário da Multiplicação” da PASEC leva 200 jovens a palco
A Casa das Artes de Famalicão, no passado dia 8 de maio, lotou para ver o “Ideário da Multiplicação”, Espetáculo de Expressão Dramática e Corporal que levou a palco mais de 200 jovens, sendo que na plateia estiveram mais de meio milhar de pessoas. Este foi a última grande ação cultural do ANIMA 2019 – Encontro Internacional de Animação Sociocultural.
 
A PASEC, o Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 e o Município de Famalicão juntaram-se para dar corpo a uma história que pretendia retratar a ideia de que cada ser humana tem a responsabilidade de multiplicar e fazer a diferença no seio da sua comunidade, independentemente da importância ou grandeza do papel que considera ter na sociedade.
 
As Companhias Artísticas da PASEC, ADN (Teatro), Arena (Dança de Expressão Corporal), ADV (Música) e D’Art (Artes Visuais) produziram com base nos textos, coreografias e grafismos originais dos jovens protagonistas do próprio espetáculo a história de uma sociedade vive um momento de viragem. Toda a encenação retratava que:  “são dezenas os eventos de proporções inexplicáveis: desastres ambientais; guerras hipócritas; manifestações violentas; fronteiras fechadas. Neste contexto surge um grupo de jovens de territórios periféricos que se juntam para fazer face à situação, o problema é por onde começar. Uns desconfiam que só pode ser uma espécie de maldição deixada pelos nossos antepassados, outros preferem resolver parte do problema pegando nas poucas armas que dispõem, outros decidem pura e simplesmente estender a mão….”
 
O espetáculo teve o formato de Encenação Cómico-Dramática e esteve integrado no projeto Mais Cidadania em Rede apoiada pelo Pelouro da Juventude do Município de Famalicão. Também fez parte da Mostra de Teatro Escolar do Município de Famalicão. Agora parte do mesmo terá várias apresentações pelo país até ao próximo mês de junho.
Facebook Twitter