NOTÍCIAS

25 de Julho de 2020
Origins da PASEC juntou jovens na descoberta da Educação para a Cidadania Global
O projeto Origins da PASEC deu lugar ao Campo de Formação Internacional Survival Origins que teve como tema de partida “O ponto de partida comum é a nossa casa comum”. Foram dias de formação através de métodos de educação não formal dedicados à descoberta da Educação para a Cidadania Global.

Foram mais de quarenta os jovens agentes educativos e técnicos de juventude que puderam testar novas formas de Educação para a Cidadania Global através do Método da Animação. O projeto envolve participantes de Itália, Portugal e Espanha.

O Origins pretende desenvolver, testar e afirmar um novo método não formal de Educação para a Cidadania Global assente no princípio do protagonismo juvenil e do Método da Animação. Este modelo de inclusão centrado no método da Animação foca-se em ser transformativo, envolvendo os jovens na construção de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores basilares para a promoção do respeito pelos direitos humanos, justiça social, paz, diversidade, igualdade de género e sustentabilidade ambiental. Um dos principais objetivos é capacitar os indivíduos para a reflexão crítica sobre os legados e os processos das suas culturas, para imaginarem soluções futuras diferentes e para assumirem responsabilidade sobre as suas decisões e ações.

Ao longo de uma dezena de dias de trabalho foram estes os princípios que presidiram aos trabalhos de grupo e reflexão. Esteve ainda integrado no programa vários momentos culturais, atividades de desporto aventura e visitas a algumas instituições de referência.

A Presidente da PASEC, Sara Gomes, assinalou: “Ao nível dos Técnicos de Juventude este projeto interpreta o seu papel como educadores do futuro e que, agora mais do que nunca, necessitamos de nos focar não só numa perspetiva local, mas em objetivos que integrem a perspetiva do todo, nomeadamente o espaço europeu comum.”

O Origins é apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia e integra parceiros de Portugal, Itália e Espanha.
Facebook Twitter