AGENDA

12/05/2014
Palestra: "Notícias do início do mundo", Prof. Doutor Carlos Fiolhais na Universidade Lusíada

No dia 12 de Maio, pelas 15h00, e no âmbito das comemorações do 25.º aniversário da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, decorrerá, no Salão Nobre da Universidade, a palestra “Notícias do início do mundo”, que será proferida pelo Prof. Doutor Carlos Fiolhais. Esta palestra de divulgação científica abordará as descobertas mais recentes sobre o Big Bang, incluindo a expansão do Universo, a radiação cósmica de fundo, o bosão de Higgs, entre outros tópicos, e destina-se a estudantes do ensino secundário e superior e ao público em geral.

Inscrições em www.fam.ulusiada.pt

O Prof. Doutor Carlos Fiolhais é doutorado em Física e Professor Catedrático na Universidade de Coimbra. Foi professor nos Estados Unidos e no Brasil. É autor de 140 artigos científicos em revistas internacionais (um dos quais com mais de 10.000 citações), de vários manuais de ensino de ciência (para todos os níveis de ensino) e de vários livros de divulgação da ciência, alguns traduzidos no estrangeiro, a maior parte publicados na Gradiva.

O último dos seus livros foi História da Ciência em Portugal (Arranha Céus). Foi fundador e diretor do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde procedeu à instalação do maior computador português para cálculo científico. Criou e dirige o Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

Dirigiu a revista Gazeta de Física da Sociedade Portuguesa de Física e é membro de comissões de revistas de Física internacionais (presidiu em 2011 ao Conselho Científico do European Physics Journal). Dirige a colecção Ciência Aberta da Gradiva. Foi Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. É o responsável pelos programas de Educação e de Ciência e Inovação da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Recebeu vários prémios e distinções.


Facebook Twitter