NOTÍCIAS

27 de Julho de 2019
PASEC antecipa a "viagem que falta fazer" com o projeto DNA of Tomorrow
Foram mais de 400 as pessoas que estiveram envolvidas no Laboratório Europeu de Expressões/Conferência de Diálogo Estruturado "ADN of Tomorrow - A viagem que falta fazer....". Este teve lugar no dia no dia 26 de julho, sexta, pelas 17h, em Famalicão e com um segundo momento à noite, pelas 21h, aberto a toda a comunidade.
 
O Laboratório pretendeu levar a debate as novas competências sociais que os jovens têm de dominar para um futuro que ainda ninguém conhece. Neste debate estiveram envolvidos vários decisores políticos, entre eles o Diretor do Programa Erasmus +, Dr. Luís Alves, a Vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Dra. Sofia Fernandes e a representante do IPDJ, Dra. Célia Cunha. Esta reflexão foi feita com o recurso ao Teatro Fórum, Expressão Corporal e Música interpretadas pelas Companhias Artísticas da PASEC (ADN, Arena e ADV).
 
Ao mesmo tempo serão lançados 2 livros, redigidos pelos jovens protagonistas do projeto e que serviram de mote a parte das encenações que projetaram o debate da tarde e noite.
 
Este evento comunitário serviu de encerramento ao Campo de Formação Europeu “DNA of Tomorrow”, integrado no projeto DNA of Tomorrow, apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia. Este projeto tem como objetivo central dar corpo a novos métodos de educação não formal que permitam a capacitação de jovens NEET (que não estudam, não estão em formação nem têm emprego) de longa duração.
 
Foram dez dias de trabalho onde se refletiu, avaliou e estimulou a discussão acerca dos jovens NEET de longa duração enfatizando, divulgando e dando corpo a novas técnicas e currículos não formais inovadores passíveis de os reintegrar profissional e socialmente. Ao mesmo tempo o campo de formação europeu serviu para iniciar a capacitação de  Técnicos de Juventude na gestão de casos NEET e criar uma Rede de Tutores e Mentores de Pares  com o intuito de: acompanhar/capacitar jovens NEET de longa duração ao nível de experiências reais no mundo de trabalho; encaminhar jovens NEET para soluções de integração no contexto europeu como o Corpo Europeu de Solidariedade, ao mesmo tempo que integram grupos de apoio/capacitação na execução dos seus planos de desenvolvimento pessoal, dando continuidade ao trabalho do DNA of Tomorrow.
 
Nas palavras da Dra. Sofia Fernandes, durante o Laboratório, este para além de um projeto exemplar, mostra que com criatividade e assertividade é possível dar resposta real a camadas da população jovem vulneráveis e esquecidas.
Facebook Twitter