NOTÍCIAS

23 de Setembro de 2016
PASEC considerado mais uma vez Projeto Inspirador
A União Europeia através das Agência Nacionais Erasmus+ Juventude em Ação e Erasmus+ Educação e Formação promoveram no dia 21 de Setembro de 2016, no Salão Medieval da Universidade do Minho, a cerimónia de entrega dos Prémios Projetos Inspiradores e Boas Práticas 2016 através do Programa Erasmus+. Este evento, representou, segundo palavras do Diretor da Agência Nacionais Erasmus+ Juventude em Ação, Dr. Pedro Soares, “um momento de reconhecimento público da qualidade dos projetos Erasmus+ protagonizados por organizações portuguesas”.

A PASEC pelo segundo ano consecutivo foi considerada Projeto Inspirador 2016, nomeadamente pela sua ação promotora de protagonismo juvenil junto dos jovens e pela inovação social que tem protagonizado na área de projetos de juventude sustentáveis, fomentadores da democracia participativa e capazes de mobilizar centenas de jovens.

O projeto destacado pela União Europeia foi o projeto “Be a Pro” que entre outra atividades inclui o Geocamp 2016 em São Pedro do Sul e dará forma ao Seminário Nacional do Protagonismo Juvenil em 2017. A Presidente da PASEC fez questão de referir que na PASEC ” consideramos o Protagonismo Juvenil a expressão real da verdadeira participação juvenil. Promovê-la é desenvolver as competências de emancipação e capacitação das qualidades das comunidades juvenis envolvidas. É dentro desta premissa que a PASEC decidiu desenvolver este projecto. Para além disso é um dos nossos objectivos centrais enquanto associação juvenil.”

O projeto “Be a Pro” visa refletir, aprofundar e partilhar experiências relacionadas com as dinâmicas de Protagonismo Juvenil a partir do conceito de “Jovens que Participam e decidem”. Os grandes objetivos, indo de encontro às prioridades e propósitos da União Europeia, são elaborar e apresentar, em diálogo estruturados com os decisores políticos, um “Plano Estratégico para a Promoção do Protagonismo Juvenil em Portugal”, com cinco áreas temáticas concretas: Educação, Política, Ambiente, Cultura e Problemáticas Sociais.
Facebook Twitter