NOTÍCIAS

17 de Outubro de 2017
PASEC é a única organização portuguesa distinguida pela UE como projeto inspirador e melhor boa prática
A PASEC foi a única organização portuguesa a ser distinguida pela União Europeia, através do Programa Erasmus +, como projeto inspirador 2017 e ao mesmo tempo melhor boa prática na área de projetos de inovação e cooperação. Perante um auditório da Fundação Bissaya Barreto em Coimbra  repleto, coube ao Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. João Rebelo entregar os galardões à PASEC.
 
O prémio como projeto inspirador 2017 foi para a PASEC Underground, premiando o trabalho da PASEC no contexto europeu em contextos de risco, nomeadamente em bairros sociais. A PASEC Underground centra a sua ação em 5 concelhos de 3 países, permitindo oportunidades de capacitação, formação e inclusão inteligente a mais de 300 jovens entre os 14 e os 30 anos. O prémio de melhor boa prática na área de projetos de inovação e cooperação foi para a PASEC Advantage. A PASEC Advantage é a área de intervenção da PASEC totalmente dedicada a pessoas com necessidades educativas especiais, nomeadamente os jovens. Coordenada por Sara Gomes, tem o apoio do Programa Erasmus + e estende-se a Itália e Eslováquia.
 
A PASEC Advantage tem como objetivo central promover o protagonismo do jovem e adulto com necessidades especiais (jovens ou adultos portadores de deficiência, jovens ou adultos com necessidades educativas especiais e jovens ou adultos com deficiência social) através da promoção de estratégias pedagógicas, comunicacionais e estruturais inovadoras e flexíveis que facilitem o seu ingresso no mercado de trabalho, o acesso a oportunidades de formação ou requalificação profissional ou simplesmente melhorem o seu quadro de competências enquanto atores sociais e cidadãos ativos no contexto europeu.
Durante a sessão, que contou ainda com Secretária de Estado da Ciência e Ensino Superior, Prof. Fernanda Rollo, foi passado um pequeno documentário alusivo ao trabalho da PASEC no seu contexto real. Por fim, foi lançado também uma brochura alusiva aos melhores projetos com destaque para os projetos da PASEC, nomeadamente a PASEC Advantage.
Facebook Twitter