NOTÍCIAS

04 de Setembro de 2017
PASEC envolve centenas de participantes de 5 países no Geo Camp 2017

A PASEC organizou mais uma vez o Geo Camp, desta vez na sua versão 2017, envolvendo 118 participantes de Portugal, Espanha, Lituânia, Turquia e Itália. O Geo Camp incluiu uma série de seminários internacionais entre Portugal e Espanha com especial relevância para as atividades em solo espanhol. As atividades passaram por Famalicão, Foz Côa, Torres de Moncorvo, Cangas de Ônis, Cain e Madrid (estas três últimas localidades em Espanha).

A partir dos métodos de “Mestre e Aprendiz” e “Simbologia Grupal” o tema integrador do Geo Camp 2017 foi sobre Desporto de Natureza e os novos modelos de inclusão através do Desporto, recorrendo aos melhores exemplos europeus. O ponto de partida foi através de dinâmicas assentes no Pedestrianismo, Arvorismo e Geocashing e os seus benefícios.
O Geo Camp, uma das principais atividades organizadas pela PASEC, está integrado no projeto Geo, apoiado pela União Europeia através do Programa Erasmus +.

O Geo procura, entre outros, em vez dos tradicionais desportos coletivos como são o futebol ou o basquetebol, dar uma resposta diferenciada ao individuo colocando-o no centro do processo de decisão grupal através do recurso aos novos desportos de natureza (desconhecidos do grande público), através do recurso a soluções de desporto adaptado centrados na autonomia do individuo e através de eventos e dinâmicas de prática desportiva diretamente ligadas à vida da comunidade.

O projeto deu origem à PASEC Geo, que juntamente com o trabalho desenvolvido com os seus parceiros, é reconhecida como uma rede europeia de soluções inovadoras de desporto inclusivo de combate aos fenómenos de extrema exclusão social através de uma resposta integrada de alcance europeu que encontra nos desportos de natureza, desporto adaptado e dinâmicas de desporto comunitário, respostas sociais inteligentes de inclusão e integração social para comunidades com populações em risco de pobreza extrema, portadores de deficiência e franjas da população vítimas do desemprego ou fenómenos raciais.

O Geo Camp pretendeu ser um evento de alcance europeu, com ampla divulgação centrado na reflexão, partilha de boas práticas e bons exemplos de prática desportiva. Envolvendo os decisores políticos e especialistas europeus em desporto adptado e desportos de natureza.

Facebook Twitter