NOTÍCIAS

03 de Junho de 2018
PASEC lança livro pedagógico “ACT”
A PASEC, no âmbito do projeto Underground, apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia, lançou o livro Pedagógico ACT – Agentes da Inclusão Inteligente, com dezenas de reflexões, jogos, dinâmicas e perspetivas acerca das novas formas inclusão inteligentes junto de comunidades juvenis de risco. É um livro todo ele dedicado a agentes educativos e técnicos de juventude que operam junto de bairros sociais, comunidades escolares de risco ou em territórios onde as bolsas de pobreza limitaram os campos de oportunidades para jovens com menos oportunidades.
 
O livro é fruto na iniciativa Euro N Lab, que consistiram em Laboratórios de Investigação Ação com base em estudos de caso já existentes, em situações reais dos bairros em que a PASEC intervém e ainda com base em relatos de intervenção comunitária sobre técnicas e metodologias promotoras de processos de inclusão inteligentes assentes no modelo da Escada de Participação Juvenil de Roger Hart. Deram também o seu contributo, dezenas de agentes educativos que trabalham na área da inclusão inteligente nas suas mais variadas dimensões. Associado a esta ação estiveram também a formação de mais de 50 agentes educativos.
 
Esta iniciativa visou fechar mais uma etapa do projeto Underground. O Underground pretende combater os fenómenos de extrema exclusão, iliteracia e marginalidade juvenis em contexto de bairro social em que parte importante da população vive abaixo do limiar de pobreza, consecutivamente vítima do ciclo vicioso das bolsas de pobreza e exclusão. Por outro lado pretende combater os fenómenos de subsidiodependência e constante dependência de organismos centralizados a que os jovens e suas comunidades estão sujeitas.
 
O projeto assegurou a sua sustentabilidade e agora, mesmo sem financiamento comunitário, manteve a sua esfera de atuação, estando neste momento a ser implementado em Braga, Guimarães, Famalicão, Varese (Itália) e na Turquia.
Facebook Twitter