NOTÍCIAS

25 de Maio de 2019
PASEC leva projeto Origins ao Quénia e Tanzânia
Depois do Camboja, Perú, Cabo Verde, Vietname, Palestina e Israel o projeto Origins da PASEC esteve nos territórios do Quénia e Tanzânia. O objetivo passava por perceber como é possível preservar os Ecossistemas e a Biodiversidade em equilíbrio com a práticas de Turismo Social e Sustentável tendo por base o facto de os territórios envolvidos terem sido declarados Património da Humanidade pela UNESCO. Ao mesmo tempo pretendeu-se estudar de que modo podiam as populações locais ou povos indígenas usufruírem de novas oportunidades de desenvolvimento geradas pelas potencialidades dos seus territórios enquanto património da humanidade.
 
Durante os oito dias em que estiveram no Quénia e Tanzânia a comitiva visitou as Reservas Mundiais da Biosfera de Masai Mara, Amboseli e Serengeti. Foi ainda possível estar nos Parques Naturais de Naivasha e Nakuru. Particular importância teve a jornada de trabalho com as Tribos Masai, que preservam o seu modo de vida á milhares de anos, com as associações e cooperativas sociais locais em Nairobi e as organizações que fazem a gestão das zonas alvo de proteção especial devido ao seu estatuto de património da humanidade.
 
A comitiva de quatro técnicos foi liderada pelo Secretário Geral da PASEC, Abraão Costa e contou ainda com os Animadores Socioeducativos Fábio Faria, Juliana Silva e Francisca Mendes. Da parte dos anfitriões os trabalhos foram organizados pela Poolman’s Organization, na pessoa do Ahmed Yusuf. Foi ainda possível organizar uma jornada de trabalho de troca de boas práticas e partilha de projetos locais no Monte Kilimanjaro, perto de Amboseli.
 
O projeto Origins, que entra no seu quinto ano, pretende promover as práticas de Educação Intercultural e Educação para o Desenvolvimento Sustentável como forma de promover o desenvolvimento social e económico em territórios património da humanidade junto das próprias populações através de iniciativas com base no envolvimento direto dos atores locais e seus representantes. Este projeto está integrado na ação do Clube UESCO para a Diferença Intercultural liderado pela PASEC. Para o ano o projeto terá continuação na Islândia.
Facebook Twitter