NOTÍCIAS

13 de Janeiro de 2019
“Podes até adormecer com ideias, mas acorda com atitudes…”
“Podes até adormecer com ideias, mas acorda com atitudes…”, foi esta a mensagem deixada no espetáculo encerramento da Assembleia Internacional Juvenil. Perante mais de 400 pessoas, entre espectadores e os jovens que protagonizaram o espetáculo, o Auditório do Centro Pastoral de Antas foi pequeno para receber a produção cénica “A essência de calcular o essencial…” que pretendeu retratar de uma forma introspetiva a realidade das migrações e das comunidades refugiadas que chegam à Europa à procura de uma vida melhor.
 
Numa apresentação que envolveu momentos de música, expressão corporal e expressão dramática, foram mais de 110 os jovens que subiram a palco, numa produção totalmente redigida e protagonizada pelos jovens que deram corpo ao espetáculo. O evento teve lugar no passado dia 11 de janeiro.
 
A história levada a cena falava de uma sociedade alternativa onde todos os sobreviventes tinham perdido as suas memórias dos últimos quinze anos, preservando apenas as suas memórias de criança. Nesta realidade alternativa todos eram refugiados e, de uma forma ou outra, procuravam sobreviver das formas mais criativas.
Presente no evento esteve o Vereador da Educação do Município de Famalicão, dr. Leonel Rocha, o Diretor do instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Vítor Dias e dezenas de representantes de instituições parceiras da PASEC.
 
Este evento esteve incluído no projeto “WAAR – We are all refugees”, apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia. Este projeto envolve de forma direta mais de uma centena de jovens oriundos de minorias, comunidades migrantes e ainda de famílias refugidas chegadas a Portugal e países parceiros nos últimos 24 meses. Entre outros, o projeto pretende desenvolver uma nova abordagem metodológica e pedagógica no trabalho de capacitação e inclusão de jovens migrantes, refugiados e oriundos de minorias a partir do seu envolvimento na comunidade, nos projetos educativos escolares e em associações de caráter juvenil.
 
Facebook Twitter