NOTÍCIAS

05 de Maio de 2016
Projeto WAW junta Empreendorismo, teatro e mobilidade como forma de capacitação
Iniciativa da Companhia de Teatro ADN, PASEC, Município de Famalicão e AE Camilo Castelo Branco

A Companhia de Teatro ADN, a PASEC, o Município de Famalicão, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco e a mais de uma dezena de parceiros levaram a cabo o projeto “WAW – Whatever you want…”, integrado no Programa Ser Europa do Município de Famalicão, através dos jovens envolvidos nos Clubes Europa, e no Programa Erasmus + da União Europeia.

Num projeto que alia o Empreendorismo, Teatro e Mobilidade como oportunidades de inclusão e capacitação para jovens, alguns em situação de risco, o WAW pretendeu capacitar jovens líderes para a Cidadania Europeia, para a importância da participação no debate político e social e para a importância das estruturas juvenis geridas pelos próprios jovens.

Entre as muitas reflexões levadas a cabo salientam-se que é opinião dos participantes que o excessivo e sistemático abuso dos subsídios provenientes do Estado está a abalar as bases do tecido social e o próprio sistema de segurança social. Entre outras conclusões, foi focado que esta realidade financeira não permite uma renovação e a sustentabilidade do sistema social: os números de contribuintes são ineficientes para sustentar todos subsídios atribuídos na atual conjuntura. Salientaram que uma pessoa subsidiodependente, a longo prazo, deixa de procurar ativamente emprego ou programas de formação, ou mesmo atividades cívicas, levando a um alterar a mentalidade coletiva, gerando uma cadeia de maus hábitos onde prevalece a ideia de que não é necessária uma postura ativa no meio laboral. Os participantes argumentaram que a este ritmo surgirá uma sociedade de dependentes do Estado, que por sua vez pode dar origem a um conflito social que ameaça a mobilidade social de todos os seus membros.

Foi nos últimos dias que teve lugar uma das principais iniciativas do projeto com uma mobilidade que envolveu dezenas de participantes em atividades em Famalicão e Terras do Bouro com o objetivo principal de trabalhar a questão da capacitação juvenil e de fenómenos como a subsidiodependência, através de dinâmicas e técnicas de educação não formal. Outro dos objetivos do WAW passou por promover a integração e o sucesso escolar. Entre os parceiros estão organizações de Itália e Turquia.
Facebook Twitter