NOTÍCIAS

03 de Janeiro de 2018
”Somos responsáveis por aquilo que conseguimos cativar”
 
– Uma das principais conclusões da Assembleia Internacional Juvenil 2017 organizada pela PASEC

A PASEC organizou pela oitava vez a Assembleia Internacional Juvenil, desta vez na versão 2017. Tendo como tema de partida “SER – Submundos e Realidades”, este encontro internacional de jovens fez sobressair duas ideias importantes: que nós, agentes sociais e comunitários “somos responsáveis por aquilo que conseguimos cativar”; e que o projeto de vida de cada um deve assentar num compromisso coletivo que possibilite a cada um, nomeadamente os jovens, possam atingir todo o seu potencial.
A última etapa de trabalho teve lugar entre as cidades de Bragança e Guimarães e contou com a participação de 35 delegados jovens eleitos. A Assembleia Internacional Juvenil 2017 teve por base o projeto europeu SER, apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia e teve como principais parceiros organizações da Alemanha e Luxemburgo. Este trabalho foi complementado com ações em Itália e Turquia.
A AIJ 2017 através do projeto SER conheceu várias etapas. Uma das suas principais ações passou pela promoção do uso das novas tecnologias de comunicação e informação como forma de capacitação e inclusão de jovens com comportamentos compulsivos, envolvendo estes como mediadores de um processo de aprendizagem junto de jovens com necessidades especiais ou vítimas de exclusão, ao mesmo tempo que embarcavam num processo de reflexão sobre os seus comportamentos e como os mediar. Outros dos objetivos centrais da AIJ 2017 – Projeto SER foram o desenvolvimento de novas metodologias de educação não formal no que toca ao combate a comportamentos aditivos com a tecnologia, capacitar os jovens participantes deste projeto a desenvolver ferramentas de autoanálise e pensamento crítico que lhes permitissem progredir ao nível das suas competências de envolvimento social e capacitar trabalhadores de juventude no seu trabalho com jovens em risco de exclusão.
Os trabalhos da AIJ 2017 prosseguem até ao próximo dia 12 de janeiro de 2018.
Facebook Twitter