NOTÍCIAS

15 de Julho de 2019
Tempos de Aventura 201 9 envolveram mais de 240 jovens
Foram 2 47 os jovens que integraram os Tempos de Aventura 201 9 (TA2019). Divididos em 5 polos, distribuídos pelas Lameiras e Casa das Ideias (em Antas), Cal e Bétulas (em Calendário), e ainda na Escola de Meães (em Esmeriz), foram 4 as semanas em que jovens de todo o concelho de Famalicão e territórios vizinhos , de todas proveniências, etnias e culturas experimentaram os Dias da Liberdade… (tema dos TA2019).

Através de uma parceria alargada entre o Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações , através do projeto Eurobairro , o Município de Famalicão, através do Programa Acompanhar, e a PASEC , na coordenação e gestão pedagógica das atividades , o programa de férias T A2 01 9 consistiu na implementação de Aceleradores de Capacitação com base em atividades de educação não formal que visavam promover as competências sociais do “saber ser”, “saber fazer”, “saber estar” e “saber tendo como pano de fundo a tema da Liberdade. Por detrás do desenho d o plano de ação estiveram as histórias de figuras históricas que, no seu tempo, fizeram a diferença na vida de milhares. Foram eles Gandhi, Mandela, S chindler , Aristides de Sousa Mendes, António Guterres e Xanana Gusmão.

Tendo como metodologia a Pedagogia Participativa Simbólica , as atividades incluíram intercâmbios internacionais com os parceiros da SESC Brasil; atividades de Educação Ambiental aproveitando o potencial do Parque da Devesa em Famalicão visita s a inúmeros museus , eventos e espaços culturais; projetos de investigação ação sobre personalidades que defenderam a Liberdade; e Simbologia Grupal e Corporal.

Por semana estiveram envolvidos uma média de 1 14 crianças e jovens, num total de 2 47 jovens diferentes com idades compreendidas entre os 6 e os 21 anos. Foram mais de 4 00 horas de atividades de educação não formal, 15 animadores envolvidos e 31 tutores de pares, jovens líderes da sua comunidade que serviram de facilitadores das várias dinâmicas de interação ao longo dos 20 dias de atividades. As atividades termina ra m com um Campo de Capacitação, onde todos os envolvidos, ao longo de quatro dias partilharam os saberes acumulados através do seu desenho de projeto de vida pessoal.
Facebook Twitter