NOTÍCIAS

02 de Janeiro de 2020
“Todos por Todos” e o direito à autodeterminação dos jovens foi o tema da AIJ 2019 organizado pela PASEC
“Todos por Todos” e o direito à autodeterminação dos jovens foi o tema da Assembleia Internacional Juvenil 2019 (AIJ 2019) organizado pela PASEC em parceria com o Instituto português da Juventude e com o apoio do Programa Erasmus + entre os dias 26 de dezembro 2019 e o dia 2 de janeiro 2020. Foram quarenta os delegados jovens eleitos a partir de dezenas de encontros locais e que permitiram constituir o plenário juvenil que deu forma à AIJ 2019.
 
O evento deu forma ao projeto Discovery, apoiado pelo Programa Erasmus +. Tanto o projeto como a os encontros de trabalho e o evento final, que teve lugar em Viseu, tiveram  como principal objetivo levar centenas de jovens em risco de exclusão, a descobrir e experimentar o seu primeiro projeto de Diálogo e aproximação aos Decisores Políticos regionais e nacionais, acentuando a importância dos processos de diálogo estruturado e ao mesmo tempo alertar para importância da participação das comunidades juvenis no seu todo, tendo como referência a nova Estratégia da União Europeia para a Juventude 2019-2027.
 
A nova Estratégia Juventude 19.27 deixa claro enquanto objetivos gerais promover a participação dos jovens na vida democrática, e o seu envolvimento social e cívico, nomeadamente os jovens em especial risco de exclusão.
 
O documento final da AIJ 2019, tendo como pano de fundo a nova Estratégia Juventude 19.27, deixou como pontos de reflexão que é necessário permitir aos jovens ser arquitetos das suas próprias vidas, apoiar o seu desenvolvimento pessoal e crescimento no sentido da autonomia, reforçar a sua resiliência e proporcionar-lhes as competências de vida necessárias para enfrentarem um mundo em mudança. Ao mesmo tempo constata que é preciso incentivar os jovens e fornecer-lhes os recursos necessários para se tornarem cidadãos ativos, agentes da solidariedade e da mudança positiva inspirados nos valores da UE e numa identidade europeia. Acrescenta ainda que é preciso melhorar as decisões políticas no que respeita ao seu impacto sobre os jovens em todos os setores, designadamente o emprego, a educação, a saúde e a inclusão social e contribuir para a erradicação da pobreza juvenil e de todas as formas de discriminação, e promover a inclusão social dos jovens.
 
O projeto Discovery continua com a realização de mais dois eventos de carater nacional.
Facebook Twitter