NOTÍCIAS

29 de Julho de 2018
“Todos somos uma caixa de poderes para mudar o mundo...” - Conclusão da Conferência e Laboratório de Expressões Europeu realizada pela PASEC In Group
Teve lugar no passado dia 27 de julho, organizada pela PASEC, pelas 17 horas, o Laboratório de Expressões/Conferência Europeia de Diálogo Estruturado  "Protagonismo Juvenil - Uma caixa de Poderes para mudar o mundo...", no Salão Nobre e Casa de Espetáculos do Centro Pastoral de Santiago de Antas.

Tendo como pano de fundo o espetáculo “Baú dos Poderes”, estiveram em evidência na sessão o Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Vítor Dias e o Diretor do Programa Erasmus + Da União Europeia, Dr. Luís Alves. Estiveram ainda a Vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Dra. Sofia Fernandes e vários decisores políticos dos mais variados quadrantes. Vítor Dias referiu que existem muitas organizações e estruturas que fazem trabalhos para jovens, mas que são poucas as que envolvem realmente os jovens, exultando a PASEC como uma delas. Luís Alves, da sua parte, referiu a importância do Programa Erasmus + no apoio a estas iniciativas e lembrou o projeto PASEC In Group como uma boa prática europeia que agora caminha pelos seus próprios pés. Entretanto, em tom emocionado, Sofia Fernandes salientou que “Todos somos uma caixa de poderes para mudar o mundo…”, e que é a responsabilidade maior de cada decisor político dar forma essa máxima, reiterando o tema da iniciativa e agradeceu à PASEC o trabalho de proximidade que tem feito e que tem inspirando milhares de jovens. Por fim a Presidente da PASEC, Sara Gomes, salientou que o protagonismo juvenil para a PASEC é mais que uma ideia, é uma forma de estar.

Entretanto seguiu-se a apresentação da peça “Baú dos Poderes” que envolveu 113 jovens e contou com a participação da Companhias Artísticas da PASEC: ADN (Teatro), Arena (Expressão Corporal) e ADV (Música). A peça retratou um Baú perdido que dava a cada um a capacidade de tornar real os poderes escondidos, desde que esses pudessem mudar o mundo para melhor.

O espetáculo foi apresentado às 17h e as 21h. As 17h foram mais de 200 os jovens envolvidos, e há noite, numa iniciativa aberta à comunidade, foram mais de 350 as pessoas que assistiram à peça. Todo o dinheiro recolhido destinado ao apoio das ações sociais do Centro Pastoral de Antas. Esta iniciativa esteve incluída na ação da PASEC In Group e contou com o apoio do Centro Pastoral da Paróquia de Antas, Município de Famalicão, IPDJ e Programa Erasmus + da União Europeia.
Facebook Twitter