NOTÍCIAS

08 de Janeiro de 2019
YUPI cumpre o objectivo de “Mais Voluntariado Jovem” para Famalicão
Durante o mês de Dezembro, o projecto “Mais Voluntariado Jovem” entrou na sua “fase de campo” com a realização de 3 acções de voluntariado ambiental local, nas quais participaram um total de 31 jovens voluntários, auxiliados por 23 voluntários das organizações parceiras envolvidas.
 Na 1ª acção no terreno, estivemos junto ao rio Pelhe, na zona dos Moutados, onde a associação Famalicão em Transição e o Agrupamento de Escolas D. Sancho I, pela mão de Joaquim Sampaio, dinamizam o Projeto Rios com a adopção de um troço de 500 metros daquele curso de água. Os jovens voluntários do projecto tiveram a oportunidade de realizar uma acção de monitorização da qualidade ambiental do rio, naquele local, e plantaram salgueiros na margem do Pelhe, contribuindo para a regeneração da sua galeria ripícola.
 Já na 2ª acção de voluntariado, juntámos-nos à associação H2Ave para colaborar com o trabalho ambiental que têm vindo a realizar junto ao rio Ave, no lugar da Azenha Velha, em Riba D’Ave. Nessa manhã, os jovens voluntários ajudaram à manutenção de uma área que tem vindo a ser reflorestada pela H2Ave, instalaram algumas caixas-ninho para auxílio à nidificação de pássaros naquela zona, fizeram recolha de lixo nas margens do Ave e uma monitorização da qualidade ambiental daquele troço do rio.
 A 3ª acção de voluntariado ambiental no terreno aconteceu em Seide, no recém-aberto centro de compostagem e horta comunitários do projecto “Aldeia Circular”, promovido pela União de Freguesias de Seide, em parceria com a associação Famalicão em Transição, entre outros parceiros. Os jovens voluntários do projecto ofereceram o seu tempo e trabalho para ajudar na preparação deste espaço comunitário que em breve entrará em funcionamento, beneficiando a comunidade local.
 Cada uma destas acções contou também no seu início com alguns exercícios de mindfulness, para uma maior conexão dos voluntários com a natureza e contexto envolvente em cada local, dinamizados pela associação EDUPA.
 O projecto teve já o seu término no início deste novo ano, com o Encontro Final de Avaliação que aconteceu no recentemente inaugurado espaço da EDUPA (localizado no centro comercial Vinova). Este encontro permitiu que os jovens voluntários participantes pudessem reflectir acerca das experiências vividas, partilhando os pontos mais e menos positivos, e apontando perspectivas futuras quanto ao seu percurso pessoal no voluntariado ambiental.
 Neste final de projecto o saldo é francamente positivo, tendo-se contribuído para uma maior sensibilização dos jovens famalicenses participantes para as práticas de voluntariado ambiental local, assim como para a dinâmica de algumas associações e projectos ambientais do concelho de Famalicão.
 Este projecto “Mais Voluntariado Jovem” foi fruto da parceria entre as associações YUPI, EDUPA e Famalicão em Transição, e foi apoiado pelo Pelouro da Juventude do Município de Vila Nova de Famalicão, no âmbito da primeira edição do programa "+ Cidadania em Rede", assim como pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Programa de Apoio ao Associativismo Jovem.
Facebook Twitter