NOTÍCIAS

17 de Julho de 2021
Campo Escola Tempos de Aventura chega a mais de 320 jovens
Foi entre 1 e 17 julho de 2021 o Campo Escola de Educação Não Formal “Tempos de Aventura 2021” promovido pela PASEC em parceria com o Município de Famalicão, os Agrupamentos de Escolas do concelho de Famalicão e vários parceiros internacionais.

Foram 322 os jovens que participaram nas várias semanas de formação, capacitação e “coworking”. Os participantes estiveram divididos por equipas de trabalho e polos de intervenção de modo a respeitar todas as regras estabelecidas pela Direção Geral de Saúde em tempos de Pandemia COVID 19.

Os participantes tiveram idades entre os 7 e os 23 anos. Através de abordagens de trabalho cooperativo, os vários grupos de trabalho juvenis foram levados a desenhar projetos de intervenção comunitária alicerçados em 4 pilares: primeiro tinham de identificar as fontes e raízes dos grandes problemas das suas comunidades, nomeadamente aqueles que os afetavam diretamente; segundo tinham de identificar os seus poderes/qualidades e de que forma eles podiam servir a comunidade; terceiro, fundiram os diagnósticos que formularam, os poderes que identificaram em si próprios e desenharam pequenos planos de ação; por fim refletiram e apresentaram as ações que idealizaram. Os temas deste ano direcionaram-se ao “Desenvolvimento Sustentável”, a “Resposta Pós Pandemia” e a “Cidadania Global”.
Pelo meio tiveram lugar atividades de natureza, desportos radicais e muitas dinâmicas de interação com a comunidade.

O projeto teve também lugar em Espanha e em Itália. Entre outros, os participantes tiveram ainda a hipótese de experimentar momentos de Artes Performativas como forma de reflexão, explorar paisagens desconhecidas no Parque Nacional da Penada Gerês, conhecer diversas associações culturais e experimentar momentos de Meditação e Simbologia Grupal.

Os Tempos de Aventura 2021 tiveram integrados no Programa Acompanhar do Município de Famalicão e tiveram ainda o apoio de parceiros internacionais.
Facebook Twitter