NOTÍCIAS

01 de Outubro de 2026
Casa da Juventude promove reflexão sobre escolhas, expectativas e ansiedade perante o futuro
A Casa da Juventude recebeu, esta quinta-feira, uma sessão de reflexão e partilha sobre as escolhas, as expectativas e a ansiedade associadas ao futuro, dinamizada pela psicóloga clínica e da saúde Juliana Rocha, no âmbito do programa Descomplica a Mente.

A iniciativa contou com a participação de 43 jovens do ensino secundário, alunos da Escola Secundária D. Sancho I, com as turmas 3TCM e 3TLG, e da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, com a turma 12.º I. Estiveram presentes também três estagiárias que integram atualmente a Academia de Competências.

Sob o mote «E se eu escolher mal?», a sessão convidou os jovens a refletir sobre as dúvidas e os receios que acompanham a transição para o ensino superior e para a vida profissional. A pressão para tomar decisões, as expectativas familiares e sociais, o medo de falhar ou de ficar para trás foram alguns dos temas abordados.

Através de dinâmicas participativas, exercícios de reflexão e análise de situações práticas, os alunos foram desafiados a questionar até que ponto as suas escolhas correspondem aos seus interesses e vontades ou resultam de expectativas externas.

Um dos principais ensinamentos da sessão foi a importância de compreender que uma decisão não determina o percurso de uma vida inteira, determina apenas o próximo passo. Mudar de curso, reformular planos ou descobrir que determinado caminho não corresponde às expectativas são possibilidades que fazem parte do processo de crescimento e autoconhecimento.

Mais do que encontrar respostas definitivas, a sessão procurou transmitir aos participantes que não é necessário ter todas as certezas aos 18 anos. Conhecer-se melhor, tomar decisões informadas e avançar, mesmo perante a incerteza, são ferramentas essenciais para construir o futuro!
Facebook Twitter