NOTÍCIAS

11 de Fevereiro de 2021
Ciclo de Workshops Raparigas nas Engenharias e Tecnologias
Dia 11 de fevereiro marca o arranque do Ciclo de Workshops Raparigas nas Engenharias e Tecnologias, em formato webinar, no âmbito do Projeto Engenheiras Por Um Dia, que preparámos para os/as estudantes do ensino básico e secundário e no qual iremos contar com a participação de várias entidades e instituições de ensino superior parceiras para a sua concretização.

O Projeto Engenheiras por um Dia, com coordenação da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em articulação com a Carta da Diversidade (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros envolve uma rede de 56 empresas, 23 escolas e 13 instituições de ensino superior. Desde a sua criação, em 2017, já chegou a 7975 jovens do 3º ciclo e do ensino secundário, em mais de 350 atividades práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.

Este Ciclo de Workshops irá decorrer entre fevereiro e maio, assinalando várias datas importantes para o projeto.

A primeira sessão, já no dia de amanhã, tem como mote “Dia das Raparigas na Ciência: Engenharia é Ciência?” e conta, a partir das 10h, com a participação de Maria Helena Braga (professora e chefe do Departamento de Engenharia Física da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Margarida Serra (professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova e coordenadora no iBet) e Cláudia Soares (professora auxiliar convidada no Instituto Superior Técnico e investigadora no Institute for Systems and Robotics – Lisboa).

Às 14h30 teremos a conversa “Um pequeno passo para a Mulheres… Um grande passo para a Humanidade”, com Rosa Monteiro (Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade), Ana Afonso e Sílvia Vicente (astrofísicas), Vera Gomes (coordenadora de Políticas Europeias na área do espaço), Andreia Nunes (escritora e investigadora no CIES-IUL), Fernando Carvalho (professor, escritor e jornalista) e Ana Lorena (editora).

A inscrição é feita através de um formulário (link disponível aqui). Dado o número limitado de inscrições, além da plataforma ZOOM, é possível assistir aos webinares através do Facebook da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
Facebook Twitter