NOTÍCIAS

27 de Junho de 2021
Jogos da Diferença 2021 juntam mais de 420 jovens
Com o tema "O Multiverso que nos une", tiveram lugar os Jogos da Diferença 2021 no dia 26 de junho. Divididos por 20 postos (em 4 localizações), de modo a respeitar as regras de saúde pública devido à pandemia de COVID 19, foram mais de 420 (427 no total) as crianças e jovens que se envolveram na discussão e reflexão sobre a Educação para a Diferença através do Jogo. Esta foi a sétima edição dos Jogos da Diferença, a segunda edição condicionada pela pandemia.

Foi organizado um tabuleiro com vários desafios, dilemas, momentos de teatro, momentos de expressão corporal e jogos grupais que retratavam questões como a igualdade de género, reduzir as desigualdades, a educação para a diferença, a violência no namoro ou o respeito pelas minorias e diferenças interculturais. Os participantes foram levados a desvendar as resistências que têm perante situações como o acolhimento de refugiados, a debater situações como a adoção de crianças por casais homossexuais e a representar situações reais de violência no namoro e preconceito perante cidadãos com deficiência.

No fecho de mais uma edição a Presidente da PASEC, Sara Gomes, realçou o facto “de esta atividade conciliar a Educação Lúdica, a reflexão e a expressão artística como formas de refletir e perceber o que é realmente a Educação para a Diferença”. Acrescentou ainda que o que torna os Jogos da Diferença realmente únicos é o facto de colocar em ambiente de “laboratório lúdico crianças e jovens de todas as proveniências e contextos”. Realçou ainda que em todos os momentos, foram as crianças e jovens os protagonistas dos vários momentos de envolvimento lúdico e cultural.

Os Jogos da Diferença 2021 tiveram lugar ao mesmo tempo em Itália (Varese) e Portugal (Famalicão) e tiveram como mensagem central " São mais as diferenças que unem que as que separam...". Teve o apoio do BPI e Fundação La Caixa, através do projeto Multiverso.
Facebook Twitter