NOTÍCIAS

23 de Maio de 2021
Jovens discutem a igualdade de oportunidades nas regiões periféricas
Foi em Espanha, mais precisamente nas regiões de Lanzarote e Cantábria, que teve lugar o encontro internacional de formação de jovens líderes e agentes educativos no âmbito do ANIMA 2021 (Encontro Internacional de Animação Sociocultural) e projeto Geo Equity, apoiado pelo Programa Erasmus +.

No centro da discussão esteve a igualdade de oportunidades entre jovens que habitam nas regiões periféricas (como ilhas ou regiões interiores de baixa densidade) e as chamadas regiões de grande densidade populacional e do litoral.

Com várias dezenas de jovens envolvidos, os participantes refletiram acerca das fronteiras que os dividem, das certezas que não passam de crenças e da forma como olhamos para conceitos como “controlo” e “propriedade”.

Os trabalhos pretenderam ser mais uma etapa do projeto Geo Equity. Este assenta numa resposta integrada do ponto de vista da promoção de redes colaborativas com base em dinâmicas de educação não formal de combate à xenofobia, preconceito e falta de solidariedade para com os jovens migrantes.

Ao mesmo tempo, os parceiros têm trabalhado em projetos comuns que possibilitem não só a integração de jovens migrantes, mas a capacitação e envolvimento social dos jovens que habitam nas ultraperiferias e interior nas suas regiões de origem utilizando os recursos já existentes.

O Geo Equity gerou a primeira Rede Europeia Colaborativa de Jovens de Comunidades Migrantes e das Regiões Periféricas.

Este projeto envolve mais de 180 jovens de forma direta, na sua maioria jovens com menos oportunidades, oriundos de comunidades migrantes, minorias, jovens NEET e uma parte importante que habita em regiões ditas periféricas.
Facebook Twitter