NOTÍCIAS

30 de Novembro de 2018
“Mais Voluntariado Jovem” em Famalicão
A YUPI continua a cumprir a sua missão de promoção do voluntariado junto dos jovens famalicenses e desta feita formou parceria com mais duas associações locais, a Associação EDUPA – Educação Plena e a Associação Famalicão em Transição, para diversificar e potenciar o seu impacto.
 Foi assim lançado o projecto “Mais Voluntariado Jovem”, com o qual pretendemos promover o voluntariado de âmbito local junto dos jovens famalicenses e a sua ligação às associações locais, envolvendo-os numa formação inicial em voluntariado e de seguida numa série de acções de voluntariado ambiental local no terreno, em diferentes pontos do concelho, assim como em experiências de desenvolvimento pessoal.
 O projecto arrancou com a realização de 12 sessões de apresentação em 4 escolas do concelho, a Escola Secundária D. Sancho I, a Escola Básica de Pedome, a Oficina – Escola Profissional do INA e a Didáxis de Riba D’Ave. Com estas sessões conseguimos disseminar o projecto junto de cerca de 185 alunos de Famalicão, dos quais 66 mostraram interesse em participar e inscreveram-se no projecto.
 Os jovens inscritos iniciaram já a sua participação no projecto “Mais Voluntariado Jovem” com uma formação inicial em voluntariado, preparada segundo a abordagem da educação não formal, onde se pretendeu essencialmente que os futuros jovens voluntários tivessem uma oportunidade para debater ideias acerca do tema, para partilharem experiências, expectativas e receios, ficando mais sensibilizados acerca do que é ser voluntário e do que implica quanto a direitos e deveres.
 O próximo passo será agora colocar "as mãos na massa" através da sua participação nas acções de voluntariado ambiental local, dinamizadas por associações e movimentos famalicenses, que decorrerão no mês de Dezembro, e que consistirão em acções de plantação de árvores e manutenção de áreas reflorestadas, monitorização e limpeza de margens de um rio, preparação de um centro comunitário de compostagem, entre outras.
 Este projecto “Mais Voluntariado Jovem”, para além de ser fruto da parceria entre 3 associações (YUPI, EDUPA e Famalicão em Transição), é apoiado pelo Pelouro da Juventude do Município de Vila Nova de Famalicão, no âmbito da primeira edição do programa "+ Cidadania em Rede", assim como pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Programa de Apoio ao Associativismo Jovem.
Facebook Twitter