NOTÍCIAS

19 de Setembro de 2019
PASEC galardoada pela segunda vez com o Prémio BPI Solidário
A PASEC recebeu pela segunda vez aquele que é o um dos maiores prémios nacionais no âmbito da Solidariedade Social, o Prémio BPI Solidário 2019. A cerimónia teve lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no passado dia 18 de setembro. Foram centenas as instituições a concurso nos mais variados quadrantes, tendo sido no final valorizadas as mais se distinguiam pelo caráter inovador, multiplicador e impactante nas ações de solidariedade e capacitação que desenvolviam junto de populações em situação de vulnerabilidade.
 
A PASEC foi distinguida pelo seu projeto no âmbito da promoção do sucesso escolar. O júri, presidido pelo reputado sociólogo António Barreto, argumentou que o projeto PASEC destaca-se no fomento a reintegração escolar ou laboral de jovens, através de grupos locais de capacitação dinamizados por gestores sociais e ainda através da facilitação a transição de jovens em risco social para a vida adulta e ainda através de uma estratégia pedagógica de acompanhamento, capacitação e envolvimento social. A organização esteve representada pelo seu Secretário Geral, Abraão Costa e pelas Animadoras Mariana Vilas Boas, Sofia Ferreira, Juliana Silva e Daniela Carneiro.
 
Esta foi a 4ª edição do Prémio Solidário. Lançado pelo BPI e a Fundação "la Caixa", este prémio visa apoiar projetos que promovam a transição e reinserção na vida ativa de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, bem como a promoção das suas necessidades básicas. O valor do Prémio BPI "la Caixa" Solidário 2019 foi 750 mil euros e podiam candidatar-se instituições privadas sem fins lucrativos que apresentassem projetos sólidos e inovadores nesta área. Criado em 2016, o Prémio Solidário já atribuiu 2,15 milhões de euros, distribuídos por 53 projetos de Norte a Sul do País e Ilhas. Este ano forma premiadas duas dezenas de organizações sociais.
 
Este foi o décimo prémio de alcance nacional e internacional que a PASEC ganhou nos últimos anos. Distinguida pela União Europeia como Projeto Inspirador quatro vezes e como Boa Prática duas vezes, a PASEC foi ainda destacada como Iniciativa de Elevando Potencial ao Nível do Empreendedorismo Social pelo MIES, como uma das melhores Boas Práticas ao nível do Associativismo Juvenil pelo IPDJ e agora é, pela segunda vez, Prémio BPI Solidário.
Facebook Twitter