NOTÍCIAS

15 de Dezembro de 2020
PASEC outra vez projeto inspirador e boa prática da União Europeia
A PASEC é a única organização portuguesa a ser considerada por quatro vezes projeto inspirador da UE e por três vezes boa prática da UE.

A PASEC foi mais uma vez considerado Projeto Inspirador da União Europeia e Boa Prática da UE. É o sexto ano que isto sucede, sendo que a PASEC é a única organização portuguesa com este registo.

A PASEC foi considerada projeto inspirador no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, novo programa europeu que surgiu em 2018. A PASEC foi reconhecida no âmbito dos seus projetos de voluntariado europeu e internacional junto de comunidades de risco.

Como Boa Prática, este reconhecimento surgiu no âmbito do Programa Erasmus +. Foi reconhecido o método de ação e formação de Simbologia Grupal, desenvolvido pela PASEC. Nos últimos 24 meses este método foi replicado em Itália, Espanha e Luxemburgo enquanto método de trabalho cooperativo capaz de ser usado em sala aula e em contexto de educação não formal como forma de consolidar as competências sociais, o trabalho de interpares e projetos culturais e sociais junto das comunidades de origem.

Este ano, devido à Pandemia de COVID 19, os prémios foram divulgados através de sessões online através das Redes Sociais com a participação do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, o Ministro da Ciência e Ensino Superior e os Diretores da Agência Erasmus + Desporto e Juventude e a Agência Erasmus + Educação e Formação.

Neste âmbito, a Presidente da PASEC, Sara Gomes salientou "que estes são dois prémios que muitos nos honram e que demonstram a excelência do trabalho de inovação social das equipas pedagógicas da PASEC". Referiu ainda "que estes dois importantes galardões de alcance internacional são o resultado de um trabalho continuado e consolidado assente numa pedagogia de proximidade que coloca os jovens no centro do seu processo de desenvolvimento psicossocial".

Em 2020 a PASEC já tinha vencido o Prémio BPI La Caixa, um dos principais galardões nacionais no âmbito dos projetos de solidariedade social.
Facebook Twitter