NOTÍCIAS


Projeto - TUKBATUK

A Associação YUPI iniciou em Março de 2013 o projeto “TUKBATUK - Move-te com Música Ecológica” nas urbanizações da Cal e das Bétulas, com o músico Franklin Monteiro e o nosso voluntário europeu Lorenzo Chemello, numa parceria com a Acção Social da Câmara Municipal. Este projecto tem como foco a arte-educação como ferramenta de transformação social e teve origem em favelas no Brasil (onde é implementado há dez anos), e a YUPI trouxe o mesmo modelo para Famalicão. O grupo “Favela 31” que integra o projecto “TUKBATUK” já realizou várias actuações no concelho e em atividades com outros parceiros como é o caso da CSIF de Antas e Calendário.

À semelhança do que tem sido desenvolvido pela YUPI em Famalicão, o projecto “TUKBATUK” está a ser dinamizado com jovens em Guimarães, desde Julho, numa parceria com a Casa Do Povo de Fermentões. Esta parceria resultou do facto de este projecto ter sido um dos três vencedores do Concurso de Ideias de Empreendedorismo Social promovido pela Comunidade Intermunicipal do Ave, em Junho do ano passado.
O projeto “TUKBATUK”  tem como finalidade a inclusão social através da música. Instrumentos criados pelos próprios jovens com recurso a materiais recicláveis e composições próprias respondem ao objectivo de integrar os jovens, desenvolver competências pessoais e sociais, capacitar os jovens para a participação activa, assim como sensibilizá-los para os problemas ambientais.

Facebook Twitter