Lidar com pessoas impõe-nos a necessidade de desenvolver habilidades que até determinado momento podiam não parecer essenciais. Entre elas e, possivelmente a mais importante, é a habilidade da comunicação assertiva.
Se pensarmos de forma muito objetiva, a nossa aprendizagem em sala de aula é focada em competências técnicas, sendo que a nossa capacidade de relacionamento se deve a nós, às nossas relações com os grupos de pares, à comunidade onde nos integramos, seja ela familiar ou alargada.
Para conviver em harmonia é imprescindível comunicarmos de forma assertiva, contudo, não conseguimos este registo sempre e em todos os momentos das nossas vidas
Existem 4 estilos de comunicação e todos nós fazemos uso dos 4 estilos. São eles:
Estilo passivo: é representado por características comuns a pessoas tímidas, tais como falta de autoconfiança, receio de expor suas opiniões, direitos e sentimentos. O indivíduo passivo abre mão do que é bom para si em função dos desejos alheios.
Estilo agressivo: é o estilo “sincero” por dizer a suposta verdade sem rodeios, contudo esta postura pode resultar em desentendimento ou incompreensão, pois não se interessa com a opinião do outro, fazendo valer a sua. Às vezes vai aumentando o tom de voz, podendo mesmo “explodir” repentinamente.
Estilo manipulador: pode ser passivo ou agressivo, dependendo da situação e dos objetivos esperados. Tendo em conta um objetivo maior, pode aproveitar-se dos outros e leva-los a fazer o que pretende, saindo sempre a ganhar das situações, o que pode acabar por criar mau estar nos outros.
Estilo assertivo: é aquele em que conseguimos expressar os nossos sentimentos e opiniões sem agredir o outro, mantendo sempre uma postura firme, mas tranquila.
É também ter clareza do que se vai dizer, mantendo o foco e a coerência. Trata-se de um comportamento que exige equilíbrio e autoconfiança, tendo em conta o que é justo.
Certamente identificaste momentos em que usas mais um determinado estilo do que outro, bem como pessoas que adotam mais cada um deles, mas todos podemos moldar/trabalhar o nosso comportamento para adotarmos um estilo assertivo, nunca esquecendo que tudo depende de uma série de fatores, ou seja, a nossa comunicação é multideterminada.
Gordon Bower é o autor de uma técnica que nos ajuda a ultrapassar algumas barreiras da comunicação, denominada DEEC:
Descrever - fazer uma descrição clara e precisa da situação/comportamento.
Expressar - exprimir os sentimentos, pensamentos, preocupações que temos em relação aquela situação.
Especificar - apresentar uma alternativa realista de mudança.
Consequência - mostrar as consequências positivas que as mudanças de comportamento podem trazer.
Claro que nem sempre podemos prever a reação do outro, mas com certeza valerá a pena tentar, pois vamos verificar uma série de mudanças em nós e na relação com os outros.