NOTÍCIAS

02 de Dezembro de 2020
Desperdiça menos, aproveita mais!
Se o desperdício foi inventado pelo ser humano, é nossa responsabilidade revertê-lo!
É inegável que o nosso planeta precisa que tomes uma atitude, e passes da teoria à ação.

Queremos dar-te aquele pequeno impulso que precisas para mudar hábitos e aperfeiçoar as tuas técnicas de combate ao desperdício. Decidimos começar pela tua alimentação e pela tua cozinha, mas acreditamos que vais ficar motivado/a para começar a ser sustentável em outras áreas da tua vida também.

Desempacota menos e descasca mais: opta por alimentos o mais “in nature” possível. Ao reduzires os alimentos processados estás a aumentar o incentivo à compra de alimentos inteiros, comida de verdade, que não precisas de desempacotar e que não sofreram um enorme e dispendioso processo energético, para irem parar à tua despensa;

Compra ao teu vizinho: compra produtos locais. Todos os quilómetros que o alimento percorreu para chegar à tua mesa importam, porque todos eles influenciaram a sustentabilidade e pegada de carbono daquele alimento, já para não falar de todos os métodos de conservação que foram necessários usar para que o alimento se mantivesse comestível durante toda a viagem;

Sê consciente nas quantidades: compra apenas o que precisas, não exageres na quantidade de comida que armazenas, e come apenas o necessário. Alimentos que acabam no lixo porque sobraram numa refeição ou porque se estragam depois de vários meses de armazenamento na tua despensa, têm um grande impacto a nível ambiental, porque foram produzidos e armazenados na mesma. Já para não falar que é dinheiro que deitas ao lixo…

Armazena e conserva adequadamente: é importante procurares saber como deves armazenar os teus alimentos. Por norma, essa informação está toda no rótulo do género alimentício. Lê com atenção;

Olha de forma diferente para o alimento: sabias que, salvo raras exceções, todas as partes dos produtos hortícolas são comestíveis? Alguma vez pensaste, enquanto deitavas as folhas dos brócolos ao lixo, ou as cascas da abóbora, que poderiam ser facilmente usadas na sopa, e ninguém sequer iria suspeitar que a abóbora ia com casca? Pelo contrário, irias enriquecer a tua sopa em fibra e nutrientes. Repensa na forma como olhas para os alimentos e naquilo que descartas, por vezes é algo extremamente fácil de incluir na tua alimentação, saudável e saboroso e que não precisarias, de todo, de descartar, apenas o fazes porque foste educado a considerar como desperdício. Dá uma oportunidade de te reeducares de novo!

Faz compostagem: Só quando esgotamos as possibilidades de extrair nutrientes e sabor a um alimento o devemos descartar, e mesmo aí, podemos dar um recomeço a esse desperdício. A decomposição de matéria orgânica é algo facilmente compreendido como reduzir o desperdício à sua forma mais básica, para depois o utilizar para nutrir o solo, onde iremos plantar alimento.
Com tanta informação de fácil acesso na palma da nossa mão, já não há desculpa para não colocar em prática algo tão simples e válido.
E agora? Vais ponderar a quantidade de dinheiro que descartas na tua alimentação? Sê consciente, sê sustentável e lembra-te que o mais pequeno passo que dês no teu dia-a-dia é mais um passo em prol do nosso planeta!
Facebook Twitter