NOTÍCIAS

01 de Outubro de 2021
Dia Mundial do Vegetarianismo
Esta data comemora-se desde 1977, quando foi instituída pela Sociedade Vegetariana Norte Americana.

Pretende-se com este dia promover o respeito por todos os que escolhem ser vegetarianos, independentemente do motivo, que pode ser por saúde, ética, religião, ambiente ou até performance desportiva.

Neste sentido, hoje queremos dar-te 5 dicas simples caso estejas a pensar adotar este padrão alimentar.

1. Introduz mais leguminosas na tua alimentação
Neste grupo de alimentos encontras o feijão, grão, ervilhas, lentilhas, favas, mas também a soja e os tremoços.
São estes os principais substitutos da carne e do peixe, fontes de proteína vegetal e fibra, que deves ir introduzindo na tua alimentação antes de eliminares por completo os alimentos de origem animal.

2. Aprende a construir o teu prato
Tal como num padrão alimentar omnívoro, os hortícolas devem ocupar metade do prato, sendo que a outra metade deve ser dividida entre cereais integrais e tubérculos, e leguminosas e derivados. Uma fonte de gordura também é de extrema importância (a melhor é o azeite), bem como uma fonte de vitamina C para te ajudar a absorver o ferro não-heme (laranja, por exemplo).

3. Aposta em alimentos frescos, não processados
Os produtos alimentares com rótulo «vegan» ou «vegetariano», com hambúrgueres e salsichas, podem passar-te uma maior sensação de segurança no início, mas podem ser prejudiciais à tua saúde, especialmente pelo excesso de sal e gordura adicionados.
Assim, opta por alimentos frescos e faz em casa as tuas próprias refeições.

4. Procura fazer uma alimentação completa
Se uma alimentação omnívora já deve ser equilibrada e completa, a vegetariana mais ainda, de forma a garantir que não te falta nenhum nutriente.
A base desta alimentação são as leguminosas, cereais e tubérculos, hortícolas, fruta, sementes e oleaginosas. Procura incluir alimentos destes grupos diariamente, de forma variada.

5. Consulta o teu médico e nutricionista
O médico vai ajudar-te a monitorizar os valores séricos de vitaminas e minerais que podem estar em défice, como a Vitamina B12, e o nutricionista vai ajudar-te a planear a tua alimentação para que esta seja saudável, completa e equilibrada.

Se tens alguma questão, contacta a Casa da Juventude. No nosso serviço Saber Comer podemos ajudar-te a esclarecer algumas dúvidas de nutrição.
Facebook Twitter