emerGENTE

LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO EM MEDIA ARTES E NARRATIVAS PÓS-MODERNAS

Por oposição à alienação gerada pelo consumo excessivo de imagens o emerGente surge como um catalisador de novas abordagens audiovisuais que valorizam a experimentação como o principal motor de transformação critica e artística.

Entendemos a urgência em criar imagens reflexivas sobre as diferentes possibilidades e discursos da fotografia e do Cinema quer na sua produção quer na sua distribuição/ exibição. Nunca a literacia visual foi tão imperiosa como é hoje e por isso tornou-se imprescindível o questionamento sobre o papel e complexidade da imagem numa sociedade altamente mediatizada. Atualmente, a arte é um espaço de intertextualidade, tal como é a comunicação: os contadores de histórias pós-modernos entrecruzam as mais diversas expressões artísticas num diálogo híbrido quer na forma quer na mensagem.

Filmar e /ou fotografar é colocar-se em ‘relação a’ alguém, a um espaço, a uma ideia e por isso tem sempre um caracter performativo: é a posição do criador com e no mundo. Vamos promover uma relação colaborativa entre os mais jovens e a população de Famalicão, assim como instigar uma criação artística que valorize o património físico e imaterial do município contando também com o que já existe nas artes performativas e no Cinema. Queremos edificar uma Juventude ativa através da produção de objetos artísticos e olhares emergentes e assim contribuir para a formação de novos públicos. Para tal, pretendemos chegar a um grupo vasto de jovens entre os 12 e os 35 anos, que queiram aprofundar a sua aprendizagem e produção artística no Laboratório ao longo de um ano.

É importante salientar a colaboração indispensável do festival de Cinema Jovem YMOTION não só na exibição dos trabalhos dos participantes, mas também, através de uma programação assente em filmes motivadores de novas perspetivas e discursos. O emerGENTE é um encontro fresco entre o passado e o futuro que acontece aqui e hoje em Famalicão.

Palavras-chave: Pluralismo; Interdisciplinaridade; Literacia visual; Arte; Juventude; Conceito & Sinopse

(Calendário formativo a anunciar oportunamente)

Facebook Twitter