NOTÍCIAS

28 de Setembro de 2021
Grupo SER apresentasse ao mundo com projeto Alternative Network
Os SER – Saber, Educar e Realizar são um novo grupo juvenil dedicado às causas da Educação Não Formal e Desenvolvimento Sustentável que se apresentam à comunidade através do seu primeiro projeto internacional apoiado pelo Programa Erasmus +, o Alternative Network.

O Alternative Network pretende envolver os jovens com poucas oportunidades, nomeadamente os desempregados, na estratégia global de levar à prática os novos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030). Pretende dar resposta a dois ODS 2030: o objetivo 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; e o objetivo 8 que pretende promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

De acordo com estes dois objetivos o objetivo central do AN - Alternative Network passa por promover um novo modelo de Pedagogia Participativa e Colaborativa como forma de capacitar para a participação cidadã os jovens trabalhadores em situação de precariedade e jovens desempregados de longa duração que, devido à desregulação do mercado de trabalho, estão completamente afastados das plataformas de participação e envolvimento juvenil no campo político, social e comunitário. Noutro quadrante, pretende capacitar os Técnicos de Juventude e Agentes Educativos que trabalham com estes jovens ao nível deste novo modelo pedagógico centrado nos indicadores FIB (Felicidade Interna Bruta) tendo como ponto de partida a Quarta Revolução Industrial.

Segundo as palavras do Coordenador do Grupo, Pedro Inocêncio, "o modelo que preconizamos e idealizamos passa por cima dos indicadores convencionais e recentra o processo de desenvolvimento psicossocial na realidade concreta do jovem, sem, no entanto, descurar o mercado de trabalho global assente na competitividade, na produtividade e meritocracia".

O projeto centra a sua ação em duas mobilidades internacionais. A primeira teve lugar em Varese Itália. Também tiveram lugar trabalhos na zona da Lombardia. Em Portugal o projeto centra atenções no Vale do Ave, no Gerês e na Covilhã.

A primeira mobilidade foi dedicada a Técnicos de Juventude e teve como designação Survival Camp – Alternative Network.
Facebook Twitter