AGENDA

28 a 30/09/2012
Parque da Devesa - Convite para Inauguração


 Parque da Devesa é inaugurado, nesta sexta-feira, cumprindo sonho antigo dos famalicenses

Três dias de festa marcam a abertura de uma das mais importantes obras realizadas na região nos últimos anos. Depois de mais de quatro décadas de ideias, estudos e projetos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e vários parceiros locais passaram do sonho à realidade. A qualidade de vida e as condições de atratibilidade do concelho conhecerão uma nova etapa, depois de uma obra cujo valor global ronda os 18 milhões de euros. O Parque da Devesa vai ser inaugurado sexta-feira, dia 28 de Setembro, em Vila Nova de Famalicão, pelo presidente da Câmara, Armindo Costa. São cerca de 27 hectares de espaço verde, pontuados com importantes equipamentos culturais e artísticos que vão elevar a qualidade de vida em todo o concelho.

O programa oficial inicia-se às 16 horas, com a inauguração da nova Alameda Dr. Francisco Sá Carneiro (junto à CESPU) e prolonga-se por três dias de festa, quase integralmente cumpridos com artistas de Vila Nova de Famalicão.

Entre os equipamentos de relevo, sublinhe-se a Casa do Território, um espaço cultural e histórico que iniciará a sua atividade no mesmo dia, com uma exposição de enquadramento histórico do espaço em que o parque está construído. Icónico promete tornar-se a grande cúpula do anfiteatro ao ar livre, onde decorrerá a sessão solene de inauguração e onde durante todo o fim-de-semana acontecerão vários espetáculos, desde o rock até ao gospel.

FAMALICÃO VOLTA A TER UM RIO

O Parque da Devesa estará igualmente dotado de uma unidade de Edução Ambiental, recebendo o CEAB – Centro de Estudos e Atividades Ambientais da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e verá renascer um rio, o Rio Pelhe, outrora votado ao abandono e à poluição e agora recuperado e despoluído para ser devolvido aos famalicenses. O rio alimenta um lago, criado artificialmente, e que torna ainda mais atrativos os grandes prados e zonas arborizadas do Parque da Devesa, que recebeu cerca de 37 mil novas plantas.

Apelidado na campanha de abertura como sendo “ O Nosso Parque”, já que assim o designam em Famalicão, o espaço está também dotado de um restaurante e uma cafetaria, instalações sanitárias e um edifício de apoio técnico. Foram construídos vários trilhos, pontes sobre o Rio Pelhe e espaços de lazer que permitirão uma melhor fruição do parque. As acessibilidades não foram esquecidas e, além de três novos parques de estacionamento com mais de 400 lugares gratuitos, um deles construído por um dos parceiros (CESPU), Famalicão passa também a dispor de uma nova Alameda (Alameda Caminhos de Santiago), construída no âmbito do projeto designado como Parceria para a Regeneração Urbana do Parque da Devesa. Outras vias, como a Avenida do Brasil, sofreram também complementarmente ações de requalificação que vieram não apenas enquadrar melhor o parque no meio urbano em que se insere mas também facilitar a mobilidade no centro de Vila Nova de Famalicão.

INVESTIMENTO TOTAL RONDA OS 18 MILHÕES DE EUROS, LARGAMENTE COFINANCIADOS PELA UNIÃO EUROPEIA

Além da Câmara Municipal (que liderou todo o processo) e da CESPU, Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário atrás nomeada, a parceria contou ainda com as colaborações da ADRAVE – Agência para o Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, que realizou numerosas ações de sensibilização ambiental; com a Associação dos Moradores das Lameiras, cujo bairro sofreu várias ações de requalificação e sensibilização no sentido de se transformar num “Ecobairro”, e o CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, que não apenas requalificou o seu edifício, situado na orla do parque, como criou o Espaço da Indústria Interativa, disponível para complementar as ações de educação que decorrerão no novo espaço verde.

As obras e ações realizadas no âmbito do programa de ação da “Parceria para a Regeneração Urbana do Parque da Devesa” foram cofinanciadas pelo ON.2, o Novo Norte, e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. No total, contando com ações complementares, o valor ultrapassa os 18 milhões de euros.

PROGRAMA DA INAUGURAÇÃO
DIA 28
16,00 – 18,00 horas       Inauguração do Parque / Casa do Território / Exposição

18,00 – 19,30 horas       Concerto inaugural do anfiteatro e cerimónia solene

21,00 – 4,00 horas         Espetáculo do Traje e Cantares Populares (anfiteatro) e Música (DJ’s)


DIA 29
9,00 – 13,00 horas           Atividades Desportivas / Dança/ Logotipo Humano

10,00 – 19,00 horas         Exposição (Casa do Território), Música, Atividades diversas

15,00 – 17,30 horas         Encontro de Bandas Filarmónicas (anfiteatro)

18,30 – 1,00 hora            Concertos Gospel e Rock (anfiteatro)

1,00 – 4,00                        Música (DJ’s)

DIA 30
9,00 – 13,00 horas           Atividades Desportivas / Dança

10,00 – 19,00 horas         Exposição (Casa do Território)

14,00 – 20,00 horas         Atividades diversas

15,00 – 20,00 horas         Festival de Folclore (anfiteatro)

21,00 horas             “Chão de Estrelas” - Espetáculo de artistas e grupos musicais

Facebook Twitter