NOTÍCIAS

27 de Outubro de 2023
42 CURTAS-METRAGENS DE JOVENS REALIZADORES PORTUGUESES EM COMPETIÇÃO NO FESTIVAL YMOTION 2023

Já são conhecidas as curtas-metragens que integram as várias secções competitivas do Ymotion - Festival de Cinema Jovem de Famalicão, cuja 9ª edição se vai realizar de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2023.

Depois do grande número de curtas-metragens submetidas a concurso, foram selecionadas 42 curtas de jovens realizadores, a maioria delas foram produzidas em 2023, que vão ser apresentadas no YMOTION em antestreia nacional, no novo espaço do festival: a Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão.

O júri de pré-seleção, composto por Tiago Alves (jornalista de cinema), Rui Tendinha (jornalista de cinema) e Maria Moreira (realizadora), congratula-se com a qualidade dos filmes apresentado. "Encontrámos um dos melhores lotes submetidos nesta década para este festival de esperanças. Filmes que apontam uma diversidade revigorante. Está aqui uma amostra de um possível futuro do cinema português, com rasgo, risco e uma irreverência de estilo", salienta Rui Tendinha, comissário do festival.

A concorrer para o Grande Prémio Joaquim de Almeida estão 14 obras, na categoria de documentário foram selecionados 5 filmes, para a categoria de animação foram escolhidas 12 curtas, maioritariamente de realizadores ainda em percurso académico, e foram ainda selecionadas 11 curtas-metragens de alunos de escolas secundárias.
(ver lista completa).

O júri da edição de 2023, presidido pelo argumentista Tiago R. Santos, é composto pela atriz Dalila Carmo, Daniel Catalão, jornalista e apresentador da RTP, Vicente Alves do Ó, realizador e argumentista, Bruno Caetano, produtor cinematográfico, Diana Duarte, autora, jornalista e apresentadora de televisão e Ricardo Leite, realizador, produtor e argumentista.

A 9ª edição do YMOTION - Festival de Cinema Jovem de Famalicão realiza-se de 29 de novembro a 2 de dezembro, com sessões na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, e na Fundação Castro Alves, em Bairro.

A entrada é livre!

Sabe mais em http://www.ymotion.org/

Facebook Twitter