NOTÍCIAS

07 de Abril de 2018
ANIMA 2018 revela as novas formas de ensinar e aprender
Procurar perceber as novas formas de ensinar e aprender foi o objetivo da Semana de Formação de Agentes Educativos do ANIMA 2018, Encontro Internacional de Animação Sociocultural, em Setúbal. O evento, já na sua oitava edição, organizado pela PASEC e integrado no projeto Method, apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia, pretendeu trabalhar vários métodos de Pedagogia Participativa capazes de tornar o ensino-aprendizagem num processo mais motivador, integrador e baseado nas histórias de vida dos seus intervenientes.
 
Partindo sobretudo da Pedagogia Participativa Simbólica, foram 35 os jovens agentes educativos que durante seis dias procuraram descobrir novas abordagens e experiências na arte de ensinar dentro e fora da sala de aula de um modo mais interativo, conectado e articulado com o meio e com a comunidade e de acordo com o potencial dos jovens que integram os grupos de aprendizagem, permitindo um processo mais abrangente, harmonioso e de acordo com as necessidades reais dos jovens envolvidos.
 
Foram muitas as ferramentas trabalhadas. Estas passaram pelas técnicas de introspeção, meditação e Simbologia Grupal. Foram organizados roteiros culturais com base em projetos de interação comunitária. Tiveram lugar Workshops de Magia, Teatro e Jogo Simbólico, Jogos de Natureza e Numerologia Grupal. Por fim, no final, cada participante desenhou o seu plano de ação grupal com base nas técnicas que havia apreendido. Cada um dos jovens agentes educativos envolvidos já trabalha, no seu dia a dia, com grupos de jovens, boas parte deles em risco de exclusão.
 
No final desta semana de trabalho, a Presidente da PASEC, Sara Gomes, assinalou a qualidade dos jovens agentes educativos envolvidos nesta semana de formação e a excelência das novas propostas de trabalho apresentadas. Por seu lado, os participantes, durante a avaliação, reforçaram a qualidade das atividades, ações de formação e alcance das propostas apresentadas. O evento contou com participantes dos três países parceiros do projeto Method.
Facebook Twitter