NOTÍCIAS

31 de Agosto de 2022
Geo 2022 interpela jovens a descobrir novas formas de emprego e mobilidade social
O Geo International Camp 2022 envolveu mais de 40 jovens agentes educativos que operam com jovens em situação de risco, nomeadamente jovens que não trabalham, não têm emprego e não estão em formação (também denominados jovens NEET), na discussão e teste de novas ferramentas pedagógicas de educação não formal e pedagogia participativa que possibilitem a capacitação, inclusão e empregabilidade de jovens em situação de exclusão.

Com base na Covilhã, na Serra da Estrela, a atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens agentes educativos envolvidos de novas abordagens de envolvimento social de jovens NEET. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de empregabilidade à distância e através de meios digitais, acerca de novas estratégias de mobilidade social centradas no acompanhamento personalizado dos jovens NEET com o envolvimento das famílias e ainda sessões de trabalho temático que envolveram a demonstração, teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.

A atividade foi promovida pela PASEC e parceiros internacionais com o apoio do Programa Erasmus + da União Europeia. No final dos trabalhos todos os participantes foram certificados.

Nas palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, esta ação internacional de educação não formal pretendeu formar “agentes educativos que de forma concreta trabalham com jovens NEET”. Lembrou que a PASEC opera, neste momento, com mais de 140 jovens NEET e que esta ação de formação internacional pretendeu também dar resposta direta às necessidades destes, desenhando novas estratégias que possibilitem o seu rápido regresso ao sistema de ensino e formação ou a sua futura empregabilidade.

Durante os dias de trabalho os participantes estiveram divididos por grupos de trabalho cooperativo geridos cada um por um formador experiente designado como “Mestre”. Cada dia correspondia a um desafio diferente, com várias perguntas de partida e tarefas associadas. Por cada desafio que o grupo era capaz de superar passavam ao nível seguinte. As competências que se pretendiam capacitar eram a comunicação assertiva, a gestão de conflitos, a análise de necessidades, a capacidade de dar corpo a uma ideia e a noção de projeto de vida.

Alguns dos jovens agentes educativos presentes foram em tempos, também eles, jovens NEET.
Os jovens agentes educativos formados trabalham de forma direta com mais de 280 jovens em situação de exclusão, sendo uma parte importante deles jovens que não estão integrados em qualquer situação de formação e se encontram desempregados.
Facebook Twitter