NOTÍCIAS

29 de Julho de 2016
Programa ADN da PASEC apresentou resultados com Survival 2016

- Iniciativa coordenada pela PASEC envolveu 4 países e mais de 550 jovens

O Programa ADN da PASEC, projeto de combate ao abandono escolar e promoção do sucesso educativo, apresentou os seus resultados no passado dia 29 de Julho em conferência de imprensa na Casa da Juventude de Famalicão pelas 15h, e em espetáculo na Casa das Artes de Famalicão perante mais de duas centenas e meia de pessoas pelas 21h. Estes eventos estiveram incluídos no Campo Internacional de Capacitação e Formação “Survival 2016”, onde participaram dezenas de jovens.

Foi durante a conferência de imprensa na Casa da Juventude que Abraão Costa, Secretário-geral da PASEC, apresentou alguns dos dados mais relevantes do Programa. Só em Portugal, dos jovens diretamente envolvidos à mais de 24 meses no projeto (271 jovens), 98, 15% teve aproveitamento positivo nos dois últimos anos do seu percurso escolar. Em Itália e Cabo Verde, onde o projeto também está a ser implementado os resultados são também muito positivos, sendo que em Cabo Verde o índice de sucesso educativo é superior a 75% e em Itália é de 100%. Na Turquia os resultados são mais modestos, na casa dos 61%. Só nestes últimos  três países o projeto envolveu 284 participantes diretos.

Perante estes resultados, devidamente monitorizados por entidades externas, o Vereador da Juventude do Município de Famalicão, Dr. Mário Passos, fez questão de lembrar o trabalho de investigação-ação e empreendedorismo social da PASEC nos últimos anos. Por seu lado, o Dr. Marco Magalhães, especialista em políticas educativas e Chefe da Divisão de Educação do Município de Famalicão ressalvou o exemplo do Programa ADN como uma das boas práticas no combate ao insucesso escolar.

Há noite, na Casa das Artes, com o Bar Concerto sem capacidade para albergar mais pessoas, foi a oportunidade dos vários grupos juvenis envolvidos no projeto apresentarem através do Teatro e Expressão Corporal parte do trabalho que desenvolveram durante o ano. Foi também a oportunidade para a Companhia de Teatro ADN da PASEC estrear as peças “Sombras” e “Bunker”.

Estes eventos tiveram lugar numa semana de trabalho particularmente exigente para a PASEC. Estiveram integrados no Campo Internacional “Survival 2016”, que teve lugar em simultâneo em 4 países, Portugal, Turquia, Itália e Cabo Verde. Estas ações foram apoiadas pelo Programa Erasmus + da União Eruropeia.

 

Facebook Twitter