AGENDA

13/04/2019
Workshop Cianotipia

Neste Workshop pretende-se apresentar aos jovens a cianotipia, uma técnica alternativa fotográfica, passível de ser desenvolvida e experimentada no laboratório analógico ou até em casa, fornecendo-lhes ferramentas e conhecimento necessário para o mesmo, explorando a sua expressão artística.
Não é necessária qualquer experiência com fotografia, ou outro campo artístico, apenas curiosidade! Atividade acessível a qualquer jovem.

O que é?
A Cianotipia é um processo alternativo de impressão fotográfica, sem câmara, a partir de uma mistura de químicos que reagem à luz do sol. O seu nome deriva do intenso azul sobre o qual aparece uma imagem branca.
A técnica surgiu em 1842, utilizada nos seus primórdios como método de impressão de desenhos técnicos como plantas arquitetonicas - Blueprints, veio no entanto, desafiar os cânones impostos no campo creativo da fotografia. Com esta técnica surgiu ainda o primeiro livro de fotografia pela botânica Anna Atkins que criou uma série de imagens documentando espécies do reino vegetal.
É uma técnica acessível que oferece um sem fim de possibilidades artísticas.

Formadores: Joana Pacheco
Local: Casa da Juventude
Destinatários: jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 35 anos
Data | sessão dos 19 aos 35 anos: 13 de abril das 10h00 às 13h00 – ESGOTADO
Data | sessão dos 14 aos 18 anos: 13 de abril das 14h30 às 17h30 – até 6 pessoas
Inscrição: obrigatória, gratuita mas limitada
Período de Inscrições: 02 até 11 de abril
Contactos: casadajuventude@vilanovadefamalicao.org | telefone: 252314582

Facebook Twitter