AGENDA

05 a 12/11/2016
YMotion - Concurso e Mostra de Cinema Jovem

MOSTRA DE CINEMA JOVEM
Data: 05 de novembro`16 (sábado)
Local: Casa da Juventude


21h30 - Abertura da Mostra

22h00 - #LINGO, de Daniel Roque
Barcelos, 0:10:30`
Sinopse: Para ultrapassar a solidão e desprezo dos outros, Lingo conecta-se às redes sociais para arranjar alguma companhia, acabando por perceber que amigos online, likes e selfies não trazem felicidade.

22h11 – Alice, de Bárbara Araújo e Hugo Antunes
Braga, 0:05:08’
Sinopse: Alice é uma adolescente introvertida, que encontrou na biblioteca uma lista, que continha tarefas que esta deveria fazer durante um ano. Alice sentia-se realizada ao completar aos poucos a lista. No entanto, surge um problema, quando a última tarefa parece ser demasiado complexa para ela a completar. A lista tornou-se uma parte importante da sua vida e, por isso, Alice tentará contornar todos os obstáculos para a concluir.

22h17 - Ascend, de Tiago Casais
Lisboa, 0:03:52’
Sinopse: Uma sardinha decide mudar a sua perspetiva de vida.

22h21 - Catatuas catatónicas, de Natacha Oliveira e Maria Rocha
Porto, 0:11:51’
Sinopse: Catatuas Catatónicas acompanha a viagem catártica de Pedro, um jovem que se debate com um passado doloroso. Pedro deseja libertar-se e criar um novo presente.

22h32 - ELA, de Miguel Magalhães
Braga, 0:02:24’
Sinopse: Dilemas de uma rapariga tentando descobrir a sua sexualidade.

22h35 - Le personnage, de Geraldine Zawisla
Vila Nova de Famalicão, 0:15:34`
Sinopse: Este trabalho é de natureza ficcional e parte da experiência real da protagonista, no qual através do recurso à voz off se procura evidenciar o conflito entre a atriz e as várias personagens que interpreta no seu percurso. Quantas personagens existem em cada um de nós? Estaremos sempre submissos a uma re(a)presentação? Será possível isolarmos o "eu" da forma como se mostra... ou se esconde? Embora procuremos as respostas no mundo real, talvez seja na realidade do artifício que elas se nos oferecem.

22h51 - ONUS, de Jaime Vasconcelos
Lisboa, 0:15:13`
Sinopse: Uma emocionante história sobre um homem que decide levar a sua vida, embora não seja pelas suas próprias mãos.

23h07 - Lux, de Bernardo Lopes
Lisboa, 0:10:36`
Sinopse: Pedro, um escritor solitário, resolve embarcar num desnorteio imaginário para conseguir chegar à ideia para o seu novo romance.

23h18 - Marta, de Bernardo Gomes de Almeida
Lisboa, 0:06:58`
Sinopse: Marta chega a casa depois do funeral da mãe. Após ter dedicado os últimos anos da sua vida a cuidar dela, chega a hora de aprender a viver com esse vazio. Pela primeira vez poderá pensar no seu futuro, mas uma visita inesperada irá obrigá-la a viajar até aos lugares mais duros da sua memória.

23h25 - Me as a monkey, de Armindo Teixeira
Vila Real, 0:04:23`
Sinopse: "E se eu fosse um macaco." Acordando num mundo diferente do acostumado, o "eu" macaco, vai-se deparar com tecnologias e ferramentas que nunca viu. Quais serão as ações e reações que esse macaco terá?

23h30 - Filmes Vencedores do 2º Festival de Cinema de Caruaru, Brasil (2015)

João Heleno dos Brito, de Neco Tabosa
Pernambuco, 0:20:00`
Sinopse: Bangue bangue, paz e amor.
(Melhor Filme da Mostra Agreste)

À Festa, À Guerra, de Humberto Carrão
Rio de Janeiro, 0:17:00`
Sinopse: Um prefeito de uma cidade que está passando por muitas greves e manifestações assume uma estratégia para atrair investimentos: encomendar de uma escola de samba do carnaval do Rio de Janeiro um desfile que fale de sua cidade. O que ele não sabia, e agora parece intuir, é que o carnaval não é somente festa e alegria.
(Melhor Filme da Mostra Brasil)

 

Data: 06 de novembro`16 (domingo)
Local: Casa de Esmeriz – Esmeriz, Vila Nova de Famalicão

16h30 - O Barbeiro Guitarrista, André Almeida Rodrigues
Porto, 00:08:26’
Sinopse: Um vulgar barbeiro do Padrão da Légua (Grande Porto) mas prodigioso no Fado tornou-se num dos grandes nomes da história da guitarra portuguesa.

16h39 - Ana Crónica, Luís Queiroga Ferraz
Porto, 00:19:10’
Sinopse: Ana não guarda memórias, Manuel não lhe guarda rancor, apenas o afeto de um casamento que durou décadas e que a sua terra, agora desertificada, não conseguiu terminar.

17h00 - Raízes, André Bem-Haja
Leiria, 00:14:38’
Sinopse: A casa do avô é o ponto de encontro de uma família grande. Os adultos entram e saem, ora trabalham ora descansam. As crianças mudam-se de malas e bagagens. Os quatro primos, afastados por um oceano o ano inteiro, passam juntos as férias de verão. Matam as saudades, zangam-se, fartam-se uns dos outros, cruzam culturas. Risos, correrias, danças, cantorias, banhos na piscina e lanches ao sol. As lágrimas só com uma perna a sangrar ou por causa de um brinquedo desaparecido. O dia-a-dia das quatro crianças que crescem sem se aperceberem. Uma mistura entre documentário e ficção que retrata uma paz inatingível para os adultos, restando-lhes a nostalgia de uma infância que já voou.

17h08 - Em busca, Pedro Nogueira
Porto, 00:07:58’
Sinopse: Vera, uma jornalista portuguesa, parte para a Corunha em busca de uma notícia de primeira página. Aventurando-se por mitos e lendas de 8 séculos de história, Vera e a sua vida nunca mais serão as mesmas.

17h09 - Sobreviver para viver, Nina Gouveia
Vila Nova de Famalicão, 00:03:05’
Sinopse: A vida de um sem-abrigo é sempre cheia de dificuldades e adversidades. O que terá de fazer um sem-abrigo para encontrar comida todos os dias? Esta é uma história emocionante do quotidiano de uma pessoa que perdeu tudo na vida exceto a esperança de uma dia ter uma vida melhor. A par de isso podemos ouvir testemunhos reais de como é viver na rua.

17h13 - A paragem, Maria João Almeida
Vila Nova de Gaia, 00:03:53’
Sinopse: Filmada em plano-sequência esta é uma história simples, que retrata um momento do quotidiano. Num tom quase cómico mas realista, “A Paragem” mostra o desenvolvimento (não) empático entre dois desconhecidos.

17h17 - O Caçador, Francisco Morgan
Maia, 00:08:47’
Sinopse: Baseado num conto de Miguel Torga, "O Caçador" é um retrato de um velho solitário que vive abstraído do mundo dos homens: "A caça fora a maneira de se encontrar com as forças elementares do mundo. Nenhuma razão conseguira pelos anos fora desviá-lo desse caminho. (...) E a vida, a de todos os dias e de toda a gente, com lágrimas e alegrias, ambições e desalentos, ficara-lhe sempre ao lado, vestida de uma realidade que não conseguia ver”.

17h26 - Marasmo, Gonçalo Loureiro
Aveiro, 00:14:59’
Sinopse: Fragmentos de luz e sombra nas vidas de um camionista em espiral recessiva, a sua preocupada mulher e uma filha em esquecimento.

Data: 07 e 09 de novembro`16 (segunda-feira e quarta-feira)
Local: Casa da Juventude

15h00 – Do i live, de Ana Rita Machado
Santo Tirso, 0:02:10`
Sinopse: Esta curta tem um tema do nosso quotidiano e do qual poucas pessoas dão o real valor à palavra. Palavra essa Viver. Muitas das vezes podemos estar vivos e não viver, daí o filme ter o objetivo de passar a mensagem.

15h03 - Dear mankind, de Daniela Costa
Albergaria-a-Velha, 0:00:55`
Sinopse: "Dear Mankind"... assim começa esta carta sensível, escrita pela Mãe Natureza a todos os Seres Humanos, que na sua fúria e egoísmo de tão alto sonhar, colocam em risco a própria sobrevivência do Planeta Terra. 

15h05 - Faz a opção certa, de Inês Martins, Cristiana Batista, Jéssica Sequeira, Sara Pimenta, Cristiana Meireles e Gabriela Silva
Albergaria-a-Velha, 03:56’
Sinopse: Sob a ameaça tão presente de doenças associadas aos maus hábitos alimentares e sedentarismo, este vídeo procura funcionar como um alerta contra esses comportamentos de risco, sobretudo junto dos jovens.

15h09 - Livre, de Pedro Nogueira
Porto, 0:12:29`
Sinopse: Este projeto consiste numa curta-metragem que retrata a dor que uma mãe sente ao perder o seu único filho e a incerteza sobre se esta continua ou não mãe.

15h22 - Mirror, de Sara Eustáquio
Torres Vedras, 0:03:01`
Sinopse: Ela é jovem. Ela está em apuros. E olha para o espelho em busca de respostas. Mas o que ela está à beira de descobrir pode mudar a sua vida.

15h26 - 4242, de Sara Eustáquio
Torres Vedras, 02:35’
Cristi acaba de se mudar para um país desconhecido, longe da família e amigos. No início, ela está feliz com o desafio. Mas logo começa a questionar o seu lugar neste novo mundo que parece ser uma cidade perdida, feita de ausências, distâncias, silêncio e indiferença. '4242' é a história de uma jovem emigrante, uma história de angústia de uma adolescente que está tentando redefinir a sua identidade depois de ser forçada a sair de casa.

15h29 - What is love, de Bruna Faria
Vila Nova de Famalicão, 0:02:55`
Sinopse: A minha visão sobre o significado da palavra "amor". Nesta pequena curta-metragem serão mostradas as etapas do amor. Como tal, irei apresentar e mostrar como os diferentes casais vivem e celebram o amor.

15h30 - Patrioska, de Tiago Araújo Araújo
Porto, 0:09:10`
Sinopse: Cinco seres de poder reúnem-se para debater várias temáticas sobre dominação e controle da sociedade e do status-quo. Mr. Visionarius é o cabecilha com projetos megalómanos e desumanos, que acaba por entrar em conflito com Auditivus, o elemento seráfico que revela o despertar espiritual presente em várias camadas da sociedade Ocidental.

15h40 - Pronto, era assim, de Patrícia Rodrigues
Porto, 0:12:58`
"Pronto, era assim é um documentário animado, executado em stop motion e complementado com animações 2D. A curta-metragem apresenta a história de vida de seis idosos, quatro senhoras e um casal, que sobre a forma de entrevistas dão voz aos objetos que protagonizam este documentário, partilhando as suas histórias de vida em momentos fragmentados que oscilam entre o passado, presente e futuro.

15h53 - Refúgio, de Catarina Gil
Faro, 0:04:04`
Sinopse: Perante um cenário de guerra, Maria é enviada para fora do país como forma de proteção. Entregue a um destino assustador, a menina encontra numa pequena gatinha a força para superar a solidão e a esperança de que necessitava para aguardar o reencontro com os seus pais.

15h58 - The choice, de Frederico Brígida
Cartaxo, 0:01:41`
Sinopse: Dois seres que se encontram no infinito para partilharem uma experiência em conjunto que nos faz refletir acerca dos nossos relacionamentos, decisões e escolhas de vida à medida que vão encontrando obstáculos e pela forma como cada um os encara.

Intervalo

16h15 - Lembrança tardia, de Tiago Costa
Linda-a-Velha, 0:16:19`
Sinopse: Rodrigo (Miguel Nunes) é obrigado a regressar a casa. É recebido por Filipe (Nuno Gil), o irmão que não se foi embora. Há coisas naquele apartamento que Rodrigo preferia evitar. Como ter que encarar o pai (João Silvestre) que há muito não o vê. Ao longo dessa noite, a namorada Lena (Astrid Menzel) assiste a tudo e sente que não pertence à família. Num dos quartos, a avó (Celeste Melo) está a morrer.

16h32 - Querida Mãe, de Paulo Carneiro
Lisboa, 0:12:30`
Sinopse: Carta de um filho a uma mãe.

16h44 - Oneiros, de Gustavo Silva
Lisboa, 0:14:42`
Sinopse: Um jovem é encurralado no seu apartamento pela própria televisão.


Data: 08 e 10 de novembro`16 (terça-feira e quinta-feira)
Local: Casa da Juventude


15h00 – Um Rapaz chamado Jaime, de André Marques
Lisboa, 0:15:53`
Sinopse: Um jovem rapaz vive na ilusão que os maus tratos sofridos pelas mãos do seu pai são banais, até ao momento em que se apercebe que os abusos não irão terminar em breve. Para abandonar aquela infeliz rotina, acaba por fazer o impensável.

15h16 - Sur les pointes, de Sandra Carneiro
Vila Nova de Famalicão, 0:10:24`
Sinopse: Num mundo onde a sociedade se encontra padronizada e onde a imagem vale mais do que a própria palavra, um homem tenta libertar-se das pressões sociais através das belas artes e da dança. João David é o culminar de criações artísticas, uma metáfora sobre o sentido profundo da beleza e da arte.

15h27 - Sintoma de ausência, de Carlos Melim
Lisboa, 0:14:59`
Sinopse: O silêncio escuta, ninguém responde.

15h43 - Serei Livre, de Fábio Powers
Castelo Branco, 00:04:21`
Sinopse: Um agente policial intercepta uma misteriosa nave durante uma patrulha pela cidade, mas o que à partida seria um episódio rotineiro revela consequências que questionam os valores mais íntimos da sociedade.

15h48 - Morrer no Mar, de Sérgio Galvão Roxo
Leiria, 0:17:12`
Sinopse: Dois irmãos trocam um cigarro. De olhos fechados, é Verão. Vêem-se pela última vez. Uma mulher e um homem, falam de amor. De amor não correspondido. Um homem amado está morto. A corrente leva os corpos. O lugar de onde vieram já não existe.

Intervalo

16h20 - Nunca é Tarde, de Luís Matos e Artur Serra Araújo
Coimbra, 0:11:55`
Sinopse: Luís, um contabilista de um escritório da cidade, é um rapaz tímido com uma rotina chata. Não gosta do que faz, mas sente que agora é tarde demais para mudar. Até ao dia em que conhece Sara, uma estudante de artes.

16h32 - O Arquivo, de Pedro Caldeira
Linda-a-Velha, 0:06:00`
Sinopse: Até onde consegues correr, para poderes correr ainda mais? As questões que se colocam a um atleta em dificuldade que deseja voltar ao topo da sua carreira. Uma curta-metragem idealizada e produzida em somente 48 horas.

16h38 - O Diário da Raposa, de Ricardo Sacramento
Porto, 0:06:02`
A vida de Paulo muda quando o seu pai atropela uma raposa. É confrontado com o amor da mãe, o desapego do pai e a necessidade inevitável de crescer tudo num instante decisivo. Correr ou não correr?


Data: 11 de novembro`16 (sexta-feira)
Local: Casa da Juventude


15h00 – Do i live, de Ana Rita Machado
Santo Tirso, 0:02:10`
Sinopse: Esta curta tem um tema do nosso quotidiano e do qual poucas pessoas dão o real valor à palavra. Palavra essa Viver. Muitas das vezes podemos estar vivos e não viver, daí o filme ter o objetivo de passar a mensagem.

15h03 - Dear mankind, de Daniela Costa
Albergaria-a-Velha, 0:00:55`
Sinopse: "Dear Mankind"... assim começa esta carta sensível, escrita pela Mãe Natureza a todos os Seres Humanos, que na sua fúria e egoísmo de tão alto sonhar, colocam em risco a própria sobrevivência do Planeta Terra. 

15h05 - Faz a opção certa, de Inês Martins, Cristiana Batista, Jéssica Sequeira, Sara Pimenta, Cristiana Meireles e Gabriela Silva
Albergaria-a-Velha, 03:56’
Sinopse: Sob a ameaça tão presente de doenças associadas aos maus hábitos alimentares e sedentarismo, este vídeo procura funcionar como um alerta contra esses comportamentos de risco, sobretudo junto dos jovens.

15h09 - Livre, de Pedro Nogueira
Porto, 0:12:29`
Sinopse: Este projeto consiste numa curta-metragem que retrata a dor que uma mãe sente ao perder o seu único filho e a incerteza sobre se esta continua ou não mãe.

15h22 - Mirror, de Sara Eustáquio
Torres Vedras, 0:03:01`
Sinopse: Ela é jovem. Ela está em apuros. E olha para o espelho em busca de respostas. Mas o que ela está à beira de descobrir pode mudar a sua vida.

15h26 - 4242, de Sara Eustáquio
Torres Vedras, 02:35’
Cristi acaba de se mudar para um país desconhecido, longe da família e amigos. No início, ela está feliz com o desafio. Mas logo começa a questionar o seu lugar neste novo mundo que parece ser uma cidade perdida, feita de ausências, distâncias, silêncio e indiferença. '4242' é a história de uma jovem emigrante, uma história de angústia de uma adolescente que está tentando redefinir a sua identidade depois de ser forçado a sair de casa.

15h29 - What is love, de Bruna Faria
Vila Nova de Famalicão, 0:02:55`
Sinopse: A minha visão sobre o significado da palavra "amor". Nesta pequena curta-metragem serão mostradas as etapas do amor. Como tal, irei apresentar e mostrar como os diferentes casais vivem e celebram o amor.

15h32 - #LINGO, de Daniel Roque
Barcelos, 0:10:30`
Sinopse: Para ultrapassar a solidão e desprezo dos outros, Lingo conecta-se às redes sociais para arranjar alguma companhia, acabando por perceber que amigos online, likes e selfies não trazem felicidade.

15h41 - Alice, de Bárbara Araújo e Hugo Antunes
Braga, 0:05:08’
Sinopse: Alice é uma adolescente introvertida, que encontrou na biblioteca uma lista, que continha tarefas que esta deveria fazer durante um ano. Alice sentia-se realizada ao completar aos poucos a lista. No entanto, surge um problema, quando a última tarefa parece ser demasiado complexa para ela a completar. A lista tornou-se uma parte importante da sua vida e, por isso, Alice tentará contornar todos os obstáculos para a concluir.

15h47 - Ascend, de Tiago Casais
Lisboa, 0:03:52’
Sinopse: Uma sardinha decide mudar a sua perspetiva de vida.

15h51 - Catatuas catatónicas, de Natacha Oliveira e Maria Rocha
Porto, 0:11:51’
Sinopse: Catatuas Catatónicas acompanha a viagem catártica de Pedro, um jovem que se debate com um passado doloroso. Pedro deseja libertar-se e criar um novo presente.

16h02 - ELA, de Miguel Magalhães
Braga, 0:02:24’
Sinopse: Dilemas de uma rapariga tentando descobrir a sua sexualidade.

16h05 - Le personnage, de Geraldine Zawisla
Vila Nova de Famalicão, 0:15:34`
Sinopse: Este trabalho é de natureza ficcional e parte da experiência real da protagonista, no qual através do recurso à voz off se procura evidenciar o conflito entre a atriz e as várias personagens que interpreta no seu percurso. Quantas personagens existem em cada um de nós? Estaremos sempre submissos a uma re(a)presentação? Será possível isolarmos o "eu" da forma como se mostra... ou se esconde? Embora procuremos as respostas no mundo real, talvez seja na realidade do artifício que elas se nos oferecem.

Intervalo

16h30 - ONUS, de Jaime Vasconcelos
Lisboa, 0:15:13`
Sinopse: Uma emocionante história sobre um homem que decide levar a sua vida, embora não seja pelas suas próprias mãos.

16h46 - Lux, de Bernardo Lopes
Lisboa, 0:10:36`
Sinopse: Pedro, um escritor solitário, resolve embarcar num desnorteio imaginário para conseguir chegar à ideia para o seu novo romance.

16h57 - Marta, de Bernardo Gomes de Almeida
Lisboa, 0:06:58`
Sinopse: Marta chega a casa depois do funeral da mãe. Após ter dedicado os últimos anos da sua vida a cuidar dela, chega a hora de aprender a viver com esse vazio. Pela primeira vez poderá pensar no seu futuro, mas uma visita inesperada irá obrigá-la a viajar até aos lugares mais duros da sua memória.

17h05 - Me as a monkey, de Armindo Teixeira
Vila Real, 0:04:23
Sinopse: "E se eu fosse um macaco." Acordando num mundo diferente do acostumado, o "eu" macaco, vai-se deparar com tecnologias e ferramentas que nunca viu. Quais serão as ações e reações que esse macaco terá?

21h30 - Um Rapaz chamado Jaime, de André Marques
Lisboa, 0:15:53`
Sinopse: Um jovem rapaz vive na ilusão que os maus tratos sofridos pelas mãos do seu pai são banais, até ao momento em que se apercebe que os abusos não irão terminar em breve. Para abandonar aquela infeliz rotina, acaba por fazer o impensável.

21h46 - Sur les pointes, de Sandra Carneiro
Vila Nova de Famalicão, 0:10:24`
Sinopse: Num mundo onde a sociedade se encontra padronizada e onde a imagem vale mais do que a própria palavra, um homem tenta libertar-se das pressões sociais através das belas artes e da dança. João David é o culminar de criações artísticas, uma metáfora sobre o sentido profundo da beleza e da arte.

22h12 - Sintoma de ausência, de Carlos Melim
Lisboa, 0:14:59`
Sinopse: O silêncio escuta, ninguém responde.

22h27 - Serei Livre, de Fábio Powers
Castelo Branco, 00:04:21`
Sinopse: Um agente policial interceta uma misteriosa nave durante uma patrulha pela cidade, mas o que à partida seria um episódio rotineiro revela consequências que questionam os valores mais íntimos da sociedade.

22h32 - Morrer no Mar, de Sérgio Galvão Roxo
Leiria, 0:17:12`
Sinopse: Dois irmãos trocam um cigarro. De olhos fechados, é Verão. Vêem-se pela última vez. Uma mulher e um homem, falam de amor. De amor não correspondido. Um homem amado está morto. A corrente leva os corpos. O lugar de onde vieram já não existe.

Intervalo

22h50 - Nunca é Tarde, de Daniel Santos
Coimbra, 0:11:55`
Sinopse: Luís, um contabilista de um escritório da cidade, é um rapaz tímido com uma rotina chata. Não gosta do que faz, mas sente que agora é tarde demais para mudar. Até ao dia em que conhece Sara, uma estudante de artes.

23h02 - O Arquivo, de Pedro Caldeira
Linda-a-Velha, 0:06:00`
Sinopse: Até onde consegues correr, para poderes correr ainda mais? As questões que se colocam a um atleta em dificuldade que deseja voltar ao topo da sua carreira. Uma curta-metragem idealizada e produzida em somente 48 horas.

23h08 - O Diário da Raposa, de Ricardo Sacramento
Porto, 0:06:02`
A vida de Paulo muda quando o seu pai atropela uma raposa. É confrontado com o amor da mãe, o desapego do pai, e a necessidade inevitável de crescer tudo num instante decisivo. Correr, ou não correr?

Data: 11 de novembro`16 (sexta-feira)
Local: Fundação Castro Alves - Bairro, Vila Nova de Famalicão

21h30 - MoWan, Diogo Santos
Póvoa de Santa Iria, 00:07:48’
Sinopse: O filme MoWan (Troca de lugares das letras “M” e “W” da palavra Woman) acompanha um homem em idade jovem, desde que chega a casa e é confrontado com uma vontade/desejo escondido de encarnar o seu lado mais feminino até à concretização e satisfação de o fazer. Durante o processo de transformação a personagem vai encontrar nela própria prazeres que desconhecia embora sempre estivessem presentes na sua mente. Ao longo do filme a personagem vai conhecendo o seu corpo e relacionando-o com os objetos que a ajudam na transformação. As mensagens subliminares que apareceram ao longo do filme serão uma constante e construirão o fio condutor da narrativa. Apesar da transformação a personagem não descora nunca o sei lado masculino e o “resultado final” será um misto de identidade de gênero revelada exteriormente que reflete o interior.

21h37 - Lado a Lado, Ricardo Cardoso
Vila Verde, 00:12:15’
Sinopse: É vulgar ouvir-se que a intensidade de uma ação tem a duração exata para ser entendida. É igualmente vulgar dizer-se que, depois disso, tudo é insónia. Insónia que é curta-metragem por acaso estendida. Descartado o relevante, é genuinidade perdida. Tudo é acessório. Maria é a certeza de que a duração da existência tem uma significação oculta que nos transcende. Reune à margem de si o tempo que pulsa no tique-taque de um relógio intrémulo num presente, passado e futuro eternos. Porque tende a ser. Mas pouco. Resta-lhe um tempo que espera e postula. Maria sabe que o átimo da desventura não durará muito. E toma coragem. Coragem para assumir que a alma tem o volume da luz e o peso da música. O da palavra oprimida e da lembrança recordada. Maria tem a coragem para arcar com o peso da saudade e da lágrima não chorada. Pesa-lhe como pesa a ausência. Mas ela sabe que o imaterial peso da solidão carrega-o o amor. E Maria não é mais do que isso.

21h49 - Pele de Cordeiro, Flávio Ferreira
Torres Novas, 00:05:51’
Sinopse: José está nos seus afazeres diários quando um grito irrompe a calma da paisagem campestre. Correndo para o socorro da esposa que o chama, José descobre que levaram o seu menino.

21h55 - Shelter, Gabriela Lima
Vila Nova de Famalicão, 00:01:39’
Sinopse: "Olhei para os animais abandonados no abrigo. Os renegados da sociedade humana. Vi nos seus olhos amor e esperança, medo e horror, tristeza e a certeza de terem sido traídos."

21h57 - Don´t be the villain, Catarina Tavares, Daniela Costa, João Marques, Fábio Marques
Coimbra, 00:00:45’
Sinopse: Num tenso duelo de rivais, marcado pela rudeza dos olhares, um detalhe cívico derrota o mais fraco.

21h58 - Desperdício Alimentar, João Marques e Fábio Marques
Coimbra, 00:01:16’
Sinopse: O desperdício alimentar é uma problemática da nossa sociedade. É preciso alertar as pessoas para este desequilíbrio que nos afeta eticamente, economicamente e ambientalmente. Na atualidade, o desperdício alimentar traduz-se em números inimagináveis. Neste filme é apresentada metaforicamente esse desperdício, pela destruição dos bens alimentares ao mesmo tempo que essa perda se reflete numa ferida humana, exposta como hematoma no corpo.

22h00 - Re(ação), André Pereira
Coimbra, 00:05:52’
Sinopse: Como um dominó em queda contínua, neste filme uma série de episódios desencadeiam reações nos seus protagonistas, que por sua vez vão provocar novas reações, promovendo atitudes positivas. Move-te, move o outro, move o mundo!

22h06 - Rosa do Tempo, Gabriela Lima
Vila Nova de Famalicão, 00:01:54’
Sinopse: Aproveite cada minuto, porque o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo.

22h08 - Vazio, Gonçalo C. Bernardo
Caldas da Rainha, 00:13:06’
Sinopse: Um homem de idade solitário que não sente gosto em nada do que faz. Algo aconteceu para que se tornasse assim, algo que ele quis esquecer.

22h22 - La performance pour les arts martiaux, Bruno Maio
Nanterre – França, 00:01:33’
Sinopse: Esta curta-metragem tenta representar uma performance artística, que tem como objetivo demonstrar que as artes marciais são uma expressão artística e que praticar artes marciais e a mesma coisa que compor uma música, pintar um quadro ou fazer um desenho.

22h24 - Dona Fúnfia - 1ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, Margarida Madeira
Lisboa, 00:05:30’
Sinopse: Dona Fúnfia usou saia desde que se lembra e um dia resolve experimentar um par de calças. Motivada pela nova liberdade de movimentos, decide resgatar a bicicleta da arrecadação e fazer a sua volta a Portugal. Como tem tempo, viaja ao ritmo que as pernas lhe permitem, conhecendo outros lugares e associando os nomes escritos nos mapas a sítios reais, sempre ao som da música tradicional portuguesa que lhe marca o ritmo da pedalada e lhe alegra as etapas mais silenciosas do caminho.

22h30 - Artista Anónimo, Júlio Costa
Torres Novas, 00:06:31’
Sinopse: Esta curta-metragem "Artista Anónimo" mostra, com alguma ironia, que há arte para além do mercado. Através de uma sinergia entre filmagens (de um IPad) e animações (feitas com desenhos do autor) assistimos a um artista desconhecido a trabalhar por entre o caos do seu quarto/ateliê. As suas obras, não sendo esta uma excepção, resultam de uma reflexão em torno do rentabilizar máximo dos poucos meios que tem. Filme experimental totalmente feito por Júlio Costa.

22h37 - O conto d´Alex, Catarina Silva
Ovar, 00:04:54’
Sinopse: Num mundo em que a magia está dividida entre géneros, o príncipe Alex foge à regra e, por isso, corre perigo.

22h42 - YOU, Ana Pereira
Lousada, 00:04:10’
Sinopse: Somos mais parecidos do que às vezes esperamos, foi assim que a ideia surgiu, nesta curta-metragem, as vidas de duas pessoas cruza-se faz-nos crer e ter a certeza que ambos se conhecem, até ao ponto de nos identificarmos, afinal todos nós temos rotinas!

22h46 - Vezes Que Não Fui Aceite, Sofia Monteiro
Vila Nova de Famalicão, 00:15:04’
Sinopse: Inês, Carlota e Joel, sofreram de diferentes maneiras mas juntos encaram e combatem os problemas. Somos todos diferentes. Todos erramos. Mas será que todos temos a mesma opinião?! O que farão os três jovens ao encarar a diferença?

23h01 - POST-MORTEM, Belmiro Ribeiro
Porto, 00:14:06’
Sinopse: Edgar é um fotógrafo desapaixonado. Uma noite, assiste a um homicídio. O assassino foge. Edgar, em vez de ajudar a vítima, fica fascinado com a sua expressão de puro terror.

GALA DE ENTREGA DE PRÉMIOS
Data: 12 de novembro`16 (sábado)
Local: Fundação Cupertino de Miranda


21h30 | Abertura da Gala de Entrega de Prémios;

22h30 | Atuação do conceituado músico português, Jorge Palma

23h00 | Discurso de encerramento do Presidente da Câmara, Dr. Paulo Cunha.

Espaço Bar (piso 1)

23h15 | Cocktail de encerramento

AFTER PARTY

00h00 | CLASSE A

Facebook Twitter