NOTÍCIAS

20 de Setembro de 2023
Conselho Municipal de Juventude

No dia 19 de setembro, pelas 21h30 reuniu na Casa da Juventude o Conselho Municipal de Juventude de Vila Nova de Famalicão.

Foi o momento de avaliar as atividades realizadas no trimestre anterior e planear os meses que se seguem.

Em ano de comemoração dos 10 anos da Casa da Juventude, a Sra. Vereadora Dra. Luisa Azevedo mostrou-se bastante agradada pela participação e envolvência das associações juvenis  nestas comemorações, o que manifesta o trabalho que tem vindo a ser realizado pelo Pelouro da Juventude, de aposta na proximidade.

15 de Junho de 2023
Dia Mundial da Gastronomia Sustentável

No dia 18 de junho assinala-se o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável. Esta data foi criada pela ONU, de forma a alertar a população para o impacto que a gastronomia pode ter no ambiente.

As nossas escolhas alimentares devem ser ambientalmente responsáveis. Isto passa não apenas pelos alimentos em si, mas também pelas quantidades, que devem ser ajustadas às necessidades de cada um. Desta forma, garantimos uma redução do desperdício alimentar e do impacto ambiental.

10 de Fevereiro de 2023
5 razões para consumir leguminosas

Hoje, dia 10 de fevereiro, celebra-se o DIA MUNDIAL DAS LEGUMINOSAS.

Não, não falamos de alface e couve (que são legumes, não leguminosas), mas sim de feijão, grão-de-bico, ervilhas, favas e tremoços, por exemplo.

São alimentos completos e que, segundo a Roda dos Alimentos, deviam estar incluídos na nossa alimentação diária.

Se ainda não o fazes, deixamos-te aqui 5 RAZÕES para o começares a fazer.

14 de Dezembro de 2022
O Plano Municipal de Juventude de Famalicão ainda pode ser enriquecido por ti...

O documento, que define prioridades, metas e propostas de ação a implementar no concelho até 2026 na área da Juventude, está dividido em 8 áreas prioritárias - participação cidadã e cidadania global; educação, formação e ciência; emprego, empreendedorismo e inovação; cultura, desporto e lazer; ambiente e sustentabilidade; saúde e qualidade de vida; habitação, mobilidade e emancipação e associativismo e voluntariado - num total de 50 objetivos.

A estratégia local para a Juventude foi traçada pelos e com os jovens, com a participação de associações juvenis e entidades públicas e privadas, e está novamente aberta a propostas de enriquecimento, através de um questionário online disponível em https://tinyurl.com/PMJFamalicao.

31 de Outubro de 2022
Signum Games 2022 deram forma ao tema "Mobility for Good"

Teve lugar mais uma edição da Signum Games 2022 – Feira de Jogos Intercultural no Pavilhão da Escola Básica Dona Maria 2 em Vila Nova de Famalicão.

Com o apoio do Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações, da Continental Mabor, da Valor Pneu, do Município de Famalicão e Agrupamento de Escolas Dona Maria, a atividade contou com mais de 400 participantes.

21 de Outubro de 2022
Juventude levou a nutrição a mais de meio milhar de jovens no âmbito do Dia Mundial da Alimentação

William Glasser, psiquiatra Americano, defendia que a aprendizagem ativa era a mais eficaz a nível da compreensão e retenção de novos conhecimentos. Por esse motivo, o Nutre Jovem apresentou-se, este ano, de cara lavada e com uma nova proposta para as escolas: aprender, jogando.